Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

41578 - INTEGRAÇÃO RESIDENTE-PRECEPTOR EM UM GRUPO DE TRABALHO (GT) DE DOCÊNCIA E ENSINO EM SERVIÇO VOLTADO A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM DE FAMILIA E COMUNIDADE
ANA CAROLINE DA SILVA BARBARA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, GRAZIELE MELO SANTOS - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, LAÍS PEIXOTO SCHIMIDT - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO


Período de Realização
Este relato de experiência refere-se ao período de setembro de 2021 até maio de 2022.

Objeto da experiência
Integração de residentes e preceptores ao Grupo de Trabalho de Docência e Ensino em Serviço, com foco no aperfeiçoamento da formação em saúde.

Objetivos
Descrever sobre benefícios da construção compartilhada de conhecimento teórico-prático entre preceptores e residentes do Programa de Residência de Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) do município do Rio de Janeiro, através do grupo de trabalho (GT) de Docência e Ensino em Serviço.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por residentes e preceptores integrantes do GT de Docência e Ensino em Serviço do PREFC, a partir de encontros mensais expositivos-dialogados, com temáticas voltadas ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e prática. A partir da reformulação dos GT's em 2021, residentes de primeiro e segundo ano, por meio de processo seletivo, passaram a integrar o processo formativo dos GT's.

Resultados
Através do GT é possível promover discussões relacionadas ao processo assistencial em saúde, assim como elencar as necessidades dos residentes e preceptores em relação ao processo de formação no SUS. Os encontros permitiram propor métodos de qualificação pautados na maior integração entre preceptor/residente, como aprendizado mútuo, favorecendo o desenvolvimento profissional no campo da Atenção Primária à Saúde. Ademais, fomentar a pesquisa voltada ao ensino em serviço nos moldes da residência.

Análise Crítica
Através desta experiência, evidenciou-se a importância da integração preceptor-residente nos espaços de GT’s, uma vez que possibilitou a interação de quem estava inserido inicialmente apenas no cenário assistencial, com a dinâmica da pesquisa e avaliação de conteúdos que abordavam ciência e assistência. A proposta do GT de Docência e Ensino em Serviço permite a criação de insumos reflexivos que alcancem uma avaliação crítica do campo prático, com vias à melhoria do ensino e aprendizagem.

Conclusões e/ou Recomendações
A vivência no GT, após a reformulação, que inseriu os residentes em conjunto com os preceptores, propiciou a oportunidade de entender a perspectiva do outro e promoveu maior interação preceptor-residente, permitindo a construção compartilhada do conhecimento e o aprendizado mútuo. Esse modelo foi benéfico para ambos, viabilizando qualidade na formação dos residentes e oferta de um serviço coletivo eficaz.