Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

41505 - A SAÚDE COLETIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DISPOSIÇÕES CURRICULARES
PAULO VITOR DA SILVA COSTA - UFBA


Apresentação/Introdução
A Educação Física (EF) sempre estabeleceu estreita relação com a saúde, mesmo vivenciando múltiplas tendências e práticas educativas. Apesar disso, é comum encontrar desafios teórico-práticos na abordagem da saúde nas aulas de EF, até mesmo em seus currículos prescritos. Compreender a saúde numa perspectiva coletiva, sendo ela resultante de determinantes sociais, aumenta ainda mais esse desafio.

Objetivos
O presente estudo teve, portanto, o objetivo de caracterizar a perspectiva da saúde coletiva no contexto da EF do Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (RCMAIEF) da cidade de Salvador/BA.

Metodologia
Definido como pesquisa documental, com abordagem exploratória, descritiva e natureza qualitativa, este estudo corresponde a um recorte de uma pesquisa maior que analisou a abordagem da saúde no contexto da EF do currículo municipal. O documento que compôs o corpus dessa análise foi o mais recente RCMAIEF de Salvador/BA. Nos procedimentos analíticos, realizou-se uma análise temática a partir da busca pela unidade de registro “saúde” ao longo do RCMAIEF, por sua forma explícita ou itens de significação. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin (2009), em suas três fases: pré-análise; exploração do material; tratamento de resultados obtidos e interpretação.

Resultados
Resultados revelam uma saúde coletiva implícita na EF, inerente às práticas. Expressa-se no combate a processos discriminatórios através de brincadeiras e jogos, reconhecendo as diferenças, com base em princípios de justiça e solidariedade. É fixado, dentre os indicadores avaliativos da EF, a valorização e a participação de todos nas atividades, o auxílio a pessoas com dificuldades em realizar atividades, o respeito às individualidades e à diversidade. Manifesta-se também, sob a ótica da violência quando propõe identificar e diferenciar atos agressivos e violentos, repudiar comportamentos do tipo e sugerir que as atividades prezem pela manutenção da integridade física pessoal e coletiva.

Conclusões/Considerações
Percebe-se que a perspectiva da Saúde Coletiva na EF se aproxima do enfoque social definido nos princípios educacionais municipais, compreender a criança e sua relação com contexto sociocultural. O RCMAIEF busca superar problemáticas sociais complexas como a violência e discriminação no contexto escolar, cumprindo com a missão de garantir uma formação democrática, inclusiva, multicultural, valorizando a diversidade, a criança e seus contextos.