SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
41469 - QUANDO ENSINO E SERVIÇO SE POTENCIALIZAM - FORMAÇÃO DE PRECEPTORES EM SAÚDE BUCAL COLETIVA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI ALINE BRESSAN - GERENTE DE ENSINO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO/FESAÚDE, ANA PAULA ALVES GREGÓRIO - COORDENADORA DE ENSINO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO APS/FESAÚDE, ELISETE CASOTTI - PROFESSORA DO NÚCLEO DE SAÚDE BUCAL COLETIVA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA. DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO EM SAÚDE; INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/ UFF, FRANCINE RAMOS DE OLIVEIRA MOURA AUTONOMO - NÚCLEO ESTRATÉGICO DE APOIO TÉCNICO/FESAÚDE, INGRID MAIA GOMES BOAVENTURA - RESPONSÁVEL TÉCNICA SAÚDE BUCAL / FESAÚDE, LUIZ CARLOS HUBNER MOREIRA - PROFESSOR DO NÚCLEO DE SAÚDE BUCAL COLETIVA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA. DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO EM SAÚDE; INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/ UFF, MÔNICA VILLELA GOUVÊA - PROFESSORA DO NÚCLEO DE SAÚDE BUCAL COLETIVA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA. DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO EM SAÚDE; INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/ UFF
Período de Realização O relato se refere à vivencia entre os meses de abril e maio de 2022.
Objeto da experiência Tem como objeto a integração entre Instituição de Ensino e SUS na formação de trabalhadores para a preceptoria de estudantes de odontologia.
Objetivos O objetivo é descrever a experiência de integração envolvendo docentes/estudantes UFF e trabalhadores vinculados à ESF do município de Niterói, no processo de planejamento, execução e avaliação de um Curso de Formação de Preceptores.
Metodologia A experiência aconteceu a partir da chegada de novas equipes de saúde à ESF do município de Niterói após a implantação de um novo vínculo de trabalho com a entrada da Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde). O Curso de Formação de Preceptores em Saúde Bucal Coletiva foi construído com o apoio da Pró Reitoria de Extensão/UFF e executado a partir de parceria entre o Núcleo de Saúde Bucal Coletiva da Faculdade de Odontologia/UFF e FeSaúde.
Resultados O curso presencial foi planejado para as equipes de saúde bucal que estavam recém chegadas na ESF de Niterói e foi realizado em 4 módulos durante o mês de maio de 2022. Participaram professores/alunos do Núcleo de Saúde Bucal Coletiva/UFF, dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal da ESF e gestores FeSaúde. Foram feitas reuniões de planejamento, formados grupos de trabalho para a execução e realizada uma avaliação de todo o processo.
Análise Crítica No planejamento ficou clara a intenção comum entre os participantes de fortalecer o campo da atenção primária em saúde bucal no âmbito do SUS do município. Durante o curso foram realizadas discussões sobre o papel do preceptor e problematizadas ferramentas para o trabalho com os estagiários. O curso favoreceu o estabelecimento de vínculo entre gestores, professores e trabalhadores de saúde bucal da ESF e contribuiu para maior segurança dos preceptores na condução das atividades de estágio.
Conclusões e/ou Recomendações A montagem do curso aprimorou a rede colaborativa entre a universidade, a gestão FeSaúde e os trabalhadores de saúde bucal da ESF. Após avaliação positiva dos participantes, definiu-se que este será ofertado semestralmente aos profissionais interessados em assumir preceptoria. O movimento se revelou uma estratégia interessante de educação permanente e gerou a proposição de novos processos formativos voltados para o cuidado em saúde bucal.
|