SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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41464 - ENSINO REMOTO/HÍBRIDO NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA: RELATO DE MONITORAS EM TEMPOS DE COVID-19 FERNANDA ALVES BOSCO - GRADUANDA CURSO DE ODONTOLOGIA/UFF, FERNANDA CUNHA BIZZO - GRADUANDA CURSO DE ODONTOLOGIA/UFF, GEORGIA RIBEIRO BRENER - GRADUANDA CURSO DE ODONTOLOGIA/UFF, MARIA ISABEL ARAUJO LIMA - GRADUANDA CURSO DE ODONTOLOGIA/UFF, NICOLE MARTINS SANTOS MANNARINO - GRADUANDA CURSO DE ODONTOLOGIA/UFF, RAQUEL DE OLIVEIRA MENDOZA - GRADUANDA CURSO DE ODONTOLOGIA/UFF, ANDREA NEIVA DA SILVA - PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE E SOCIEDADE DO INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/UFF, ELISETE CASOTTI - PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO EM SAÚDE DO INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/UFF, LUIZ CARLOS HUBNER MOREIRA - PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO EM SAÚDE DO INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/UFF, MÔNICA VILLELA GOUVÊA - PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO EM SAÚDE DO INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/UFF
Período de Realização Período de pandemia de COVID-19, entre os meses de setembro de 2020 e dezembro de 2021.
Objeto da experiência Ensino remoto em tempos de COVID-19.
Objetivos Descrever a experiência de monitoria nas disciplinas de Saúde Bucal Coletiva ofertadas para graduandos de Odontologia de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro durante o período de ensino remoto em decorrência da pandemia de COVID-19.
Metodologia Relato pautado na experiência de monitoras no processo de ensino remoto de conteúdo teórico das disciplinas de Saúde Bucal Coletiva desenvolvido em um curso de graduação em Odontologia de uma instituição de ensino superior no estado do Rio de Janeiro. A experiência pode ser dividida em quatro etapas: 1- reuniões semanais com as monitoras para o planejamento dos produtos educacionais; 2- desenvolvimento dos produtos; 3- aplicação dos mesmos; e 4) avaliação das estratégias adotadas.
Resultados Foram realizados estudos e experimentações com diversas tecnologias educacionais e elaborados produtos que compuseram as atividades na sala de aula virtual. Foi preciso investir na criação de novas estratégias de ensino como a aplicação de ferramentas de interação, produção de plataforma virtual de ensino, realização de conferências online, videoaulas e lives com convidados com expertise em temas de saúde bucal, dentre outros. Todo o processo envolveu etapas de preparação, ação e avaliação.
Análise Crítica A abrupta imersão emergencial de docentes e discentes no uso de tecnologias educacionais remotas e a necessidade de readequação das estratégias de ensino promoveram um aprendizado coletivo. Houve incremento da qualidade da relação monitoras-professores mesmo diante do afastamento social imposto pela pandemia. A participação intensa das monitoras minimizou a dificuldade dos professores de identificar anseios e oferecer atenção diferenciada aos estudantes no modo de ensino remoto.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência demandou a aproximação de docentes e discentes à realidade virtual aliada a uma completa reestruturação das estratégias de ensino adotadas até então na modalidade presencial. A participação das monitoras como mediadoras das relações entre professores e alunos a partir de tecnologias educacionais remotas foi fundamental para a qualidade do processo de ensino aprendizagem.
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