Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

41371 - DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE HUMANA NA FORMAÇÃO MÉDICA
ANTONIO RIQUELME MARTINS NEGREIROS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, MÁRCIA GOMES MARINHEIRO COELHO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, GERIDICE LORNA DE MORAES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, KILVIA MARIA ALBUQUERQUE - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, NARAH CRISTINA MAIA TEIXEIRA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, CAROLINA NEIVA MOUSINHO DE ARAÚJO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, FELIPE COSTA TEIXEIRA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, ÍTALO EMANOEL ALBUQUERQUE DE SOUZA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, MARIANA TAVARES ROCHA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, LARA RIPARDO MARANHÃO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA


Período de Realização
O presente trabalho foi realizado durante o período de Abril de 2022

Objeto da experiência
Rodas de Conversa promovidas na Estratégia Ações e Práticas Integradas em Saúde 1, do curso de Medicina, com a participação de professores convidados

Objetivos
Relatar experiência de discentes de Medicina do 1° semestre, durante a participação nas rodas de conversas sobre as pautas de diversidade humana, focando principalmente as que tratavam as questões de gênero, de sexualidade e de etnias

Metodologia
Relato de experiência de caráter transversal, desenvolvido a partir da condução das rodas de conversa realizada por profissionais, professores convidados e repesentantes dos movimentos das populações vulneráveis tais como: população negra, indígena e LGBTQIA+, com a participação de 50 discentes e 04 docentes de Medicina mediando o debate por palestra. As palestras tiveram duração aproximada de 50 minutos cada, como 1 hora e 30 minutos para debate

Resultados
A atividade intitulada “ Semana da Diversidade Humana” teve foco nas temáticas de saúde das populações vulneráveis: raça, gênero e etnia, sendo abordados temas sobre população LGBTQIA+, negra, indígena e mulheres. Foram realizadas 4 palestras com a presença de especialistas na áreas, ativistas e representantes das entidades governamentais. Durante as palestras foram trazidos importantes questionamentos acerca de direitos civis, saúde pública, cotas raciais, violência, racismo e saúde coletiva.

Análise Crítica
Abordar temas sobre diversidade humana é papel das instituições de ensino. No contexto da formação médica, esse papel torna-se essencial para construção de uma prática médica mais humanizada e centrada na pessoa. As palestras tornaram-se espaço democrático para discussões pautadas na ética e no respeito, mesmo nos pontos de divergência de opiniões. Foi construído um diálogo frutífero sobre sociedade, diversidade humana e formação médica.

Conclusões e/ou Recomendações
Dessa forma, as palestras foram campo de troca de conhecimentos e de experiências, despertando nos discentes interesse pela temática e dando maior visibilidade à relevância do tema na formação médica. As rodas de conversas foram uma estratégia educacional que contribuiu com o processo formativo de futuros médicos em relação a questões relacionados a raça, etnia e gênero.