SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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41256 - OFICINAS DE PRECEPTORIA: TREINAMENTO VISANDO A FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTA DA ATENÇÃO PRÍMARIA À SAÚDE AFONSO LUIS PUIG PEREIRA - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, JOÃO PERES NETO - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, DENISE DA FÁTIMA BARROS CAVALCANTE - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, DANIELLE DA COSTA PALACIO - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, DANIELLE VIANA RIBEIRO RAMOS - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN
Período de Realização Dezembro de 2021, abril e maio de 2022.
Objeto da experiência Formação em preceptoria para cirurgiões-dentistas da Atenção Primária à Saúde (APS) de um curso de Especialização de Odontologia em Saúde Coletiva.
Objetivos Descrever as atividades desenvolvidas e a percepção dos participantes da formação em preceptoria na APS como preparação para receber alunos de pós-graduação de curso de Especialização de Odontologia em Saúde Coletiva, oferecido pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Metodologia Dentistas da APS de unidades básicas de saúde que receberiam os estudantes, foram convidados a participar da formação que aconteceu através de três oficinas com duração de quatro horas cada, conduzida por um facilitador, utilizando metodologia expositiva e roda de conversa, abordando os conceitos de preceptoria, integração ensino-serviço e estratégias andragógicas para as atividades a serem desenvolvidas.
Resultados As duas primeiras oficinas provocaram uma aproximação da preceptoria e a terceira, um aprofundamento. Participaram 18 dentistas que produziram discussões sobre as fragilidades e potenciais como a insegurança com o processo ensino-aprendizagem e a troca de conhecimentos entre preceptor e estudante, bem como planejamento do estágio. Características como empatia, integrar a equipe, saber ensinar e cognoscência foram destacadas, enquanto percepção dos participantes.
Análise Crítica Considerar a preceptoria como a simples inserção dos estudantes no território da APS pode comprometer o ensino-aprendizagem, além de não valorizar a função, os conhecimentos e os afetos produzidos antes, durante e depois do estágio, numa perspectiva de troca mútua entre estudantes e serviço. Capacitar profissionais para o exercício da preceptoria, integrando-os com o curso de onde o estudante vem, mostra-se essencial para educação permanente dos profissionais e adequado planejamento do estágio.
Conclusões e/ou Recomendações A preceptoria é uma função desafiadora para os profissionais porque demanda organização prévia e conhecimento do processo ensino-aprendizagem, portanto, é fundamental capacitações para planejamento da vivência. As oficinas se mostraram muito importantes, também, para integração da equipe de novos preceptores os quais se sentiram valorizados e aptos para o exercício da função, além de oportunizar educação permanente em saúde.
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