SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
41216 - BIOMÍDIA: UMA ANÁLISE DO USO DA SÉRIE UNIDADE BÁSICA NO ENSINO GIOVANNA CASSIA AMARO ZANELATTO - UFPR, ISABELA NAVES CONCIANI - UFPR, SABRINA STEFANELLO - UFPR, FERNANDO BEN HUR DE MELO - UFPR, FERNANDO BICUDO ZEFERINO - UFPR, DEIVISSON VIANNA DANTAS DOS SANTOS - UFPR, KIARA OLIVETT - UFPR
Apresentação/Introdução Pretendemos fazer uma análise qualitativa sobre o uso do formato televisivo drama médico no ensino. Buscamos entender o impacto que essas representações trazem à educação médica e à saúde coletiva. Analisamos as potencialidades geradas pelo uso do audiovisual no ensino através do uso da série televisiva “Unidade Básica” em uma matéria do curso de medicina, através da percepção de estudantes e docentes
Objetivos Analisar aspectos da série televisiva "Unidade Básica" como ferramenta pedagógica na saúde coletiva e entender a percepção de estudantes e docentes a respeito das produções audiovisuais do gênero drama médico focando na temática da Atenção Primária à Saúde
Metodologia Esta é uma pesquisa qualitativa, que utiliza a metodologia de entrevista semiestruturada. Optou-se por realizar um estudo qualitativo para essa pesquisa já que a sua intenção não é identificar o fenômeno, mas sim entender e compreender o significado individual e/ou coletivo desse processo. A entrevista semiestruturada foi realizada com estudantes e professores do curso de medicina da Universidade Federal do Paraná, que assistiram à série televisiva “Unidade Básica” no contexto da disciplina Território e Saúde.
Resultados A percepção dos docentes e estudantes é de que o uso da série propiciou ampliação do olhar para a Atenção Básica, trazendo reflexões a respeito dos modelos de saúde que temos presente em nosso meio e os das representações criadas pela mídia através do drama médico. É possível perceber a aproximação da série Unidade Básica com o modelo de medicina centrada na pessoa e sua função pedagógica ao propiciar o contato dos estudantes com esse modelo através da série, sendo uma ferramenta útil para o ensino de conceitos da Atenção Primária à Saúde.
Conclusões/Considerações Os resultados demonstram que a série é uma ferramenta didática que torna possível desenvolver discussões e abordagens sobre a Atenção Primária à Saúde em sala de aula, trazendo novas percepções e aprendizados tanto aos alunos quanto aos docentes.
|