SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
41116 - AÇÕES EDUCATIVAS DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19: A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CARINA PACHECO TEIXEIRA - SES-RJ, ADRIANA MAIAROTTI JUSTO - SES-RJ, GREYCIANE DA SILVA LOPES RIBEIRO - SES-RJ, LILIA BISPO DOS SANTOS - SES-RJ, SARA FERREIRA DE ALMEIDA GONÇALVES - SES-RJ, SALETE CRISTINA ANDRADE TORRES - SES-RJ, THATIANA VIEIRA MATTOS - SES-RJ
Período de Realização As ações educativas foram realizadas entre março de 2020 a agosto de 2021
Objeto da experiência Elaboração de infográficos que demonstrassem as ações educativas, realizadas no estado do Rio de Janeiro, com vistas ao enfrentamento do COVID-19.
Objetivos A proposta foi elaborar infográficos que apresentassem as ações educativas realizadas pelas 9 regiões do ERJ, pelas áreas técnicas e unidades de saúde da SES-RJ, dando assim, visibilidade ao trabalho da educação em saúde no enfrentamento à pandemia.
Metodologia Foram solicitadas às regiões de saúde, áreas técnicas e unidades da SES-RJ dados sobre as ações educativas realizadas para o enfrentamento da pandemia. Os dados recebidos foram analisados para que fosse possível apresentar por meio de infográficos: o quantitativo de ações educativas realizadas, o total de profissionais capacitados, as temáticas mais abordadas, as categorias profissionais mais capacitadas, dentre outros dados relativos ao enfrentamento do COVID-19.
Resultados Foram elaborados 3 painéis com diferentes infográficos, que retrataram as regiões de saúde, áreas técnicas e unidades de saúde da SES. Os dados regionais mostraram que 9.526 ações educativas foram realizadas, sendo os temas mais abordados: testagem, imunização e protocolos assistenciais. As unidades apresentaram um total de 34.743 profissionais capacitados e 12.135 ações educativas realizadas; já as áreas da SES realizaram 509 ações educativas e um total de 1.727 profissionais capacitados.
Análise Crítica Os dados apresentados deram visibilidade ao trabalho com o qual as áreas de educação em saúde estiveram comprometidas no enfretamento da pandemia. A qualificação dos profissionais que atuavam na gestão e/ou na assistência foi fundamental, visto que esta era uma situação de saúde ainda desconhecida, e para tal, a educação dos profissionais constituiu-se como pilar essencial para o atendimento qualificado ao usuário do SUS.
Conclusões e/ou Recomendações Os dados apresentados nos infográficos demostraram a potência das ações educativas no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no ERJ, demonstrando a diversidade de ações desenvolvidas, os números de profissionais capacitados, as temáticas mais prevalentes e as categorias profissionais mais capacitadas, refletindo o cenário potente de contribuições da educação em saúde para a qualificação da atenção prestada à população no SUS estadual.
|