Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

40924 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA O AUTOCUIDADO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
CRISTIANE MARIA ALVES MARTINS - UNIVERSIDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS, IRENA PENHA DUPRAT - UNIVERSIDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS, JANINE MELO DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS, ANA PAULA REBELO AQUINO RODRIGUES - UNIVERSIDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS


Período de Realização
Entre os meses de junho e julho de 2021.

Objeto da experiência
Práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) como ferramenta para o autocuidado de estudantes universitários.

Objetivos
Relatar a experiência do uso de práticas integrativas de cuidado à saúde como ferramenta para o autocuidado de estudantes universitários.

Metodologia
Relato de experiência, desenvolvido a partir da inserção das PICS na turma do 4° ano do curso de graduação em enfermagem da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas. As PICS foram introduzidas após a liberação parcial de retorno às atividades presenciais, um ano e meio depois da crise no sistema de ensino em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus. A turma foi dividida em dois grupos para favorecer a execução das dinâmicas que aconteciam uma vez por semana para cada um deles.

Resultados
A partir de uma roda de conversa, os alunos expuseram emoções e levantaram necessidades após longo período de isolamento e ensino remoto. Nos encontros foram apresentados tanto os aspectos teóricos que subsidiam as práticas integrativas, como os práticos, através da execução de alguns tipos entre os grupos. Os recursos mais utilizados foram aromaterapia, arteterapia, dança circular, meditação, massoterapia, reflexologia e yoga, além de alongamento e resgate à outras práticas de cultura milenar.



Análise Crítica
Experenciar a utilização das PICS dentro de um módulo da matriz curricular do curso de enfermagem foi de extrema importância frente ao momento vivido pelos alunos durante a pandemia. Eles não só aprenderam durante os encontros, como também escolheram e executaram um recurso com os colegas de grupo, o que proporcionou o resgate do sentimento de pertencimento, do sentimento de equipe, bem como a perda do medo de se tocar, dar as mãos e de se abraçar.

Conclusões e/ou Recomendações
O (re)conhecimento das PICS como ferramenta para o autocuidado de estudantes universitários foi atingido de forma bastante satisfatória, sendo incorporada à um dos eixos do curso. Os alunos relataram o quanto as PICS podem favorecer a terapêutica do cuidado em saúde de si, além da união do grupo, e do próximo, a partir do cuidar em saúde de uma forma mais holística através da escuta ativa, do vínculo e da singularidade.