Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

40810 - FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NO BRASIL A PARTIR DAS RESIDÊNCIAS: O QUE NOS DIZ A LITERATURA?
THAYANE PEREIRA DA SILVA FERREIRA - UFRN, BRENO ALVES DE MORAIS - UFRN, VANESSA FREIRES MAIA - UFRN, LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO - UFRN


Apresentação/Introdução
Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (PRMSM) constituem-se como estratégicos nos processos indutores de mudanças na formação em saúde mental e no fortalecimento da Política Nacional de Saúde Mental, fruto da luta antimanicomial. Neste sentido o estudo tem como pergunta: Qual a produção científica acerca da formação em saúde mental a partir dos PRMSM no Brasil?

Objetivos
O referido estudo tem como objetivo discutir, a partir da literatura científica, a produção acerca da formação em saúde mental no Brasil dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Mental.

Metodologia
Trata-se de uma revisão na literatura científica acerca da produção do conhecimento sobre a formação em saúde mental no Brasil a partir dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados Scielo, Medline, Scopus e Lilacs, com os seguintes descritores: educação interprofissional, atenção básica à saúde, saúde mental, sistema único de saúde, formação de recursos humanos, internato não médico. Foram encontrados 34 artigos, dos quais foram selecionados 18, os quais abordavam sobre a formação em saúde mental no SUS. A revisão aconteceu no período de setembro a dezembro de 2021.

Resultados
No que concerne aos resultados da pesquisa destaca-se a concentração da discussão em três temáticas: formação interprofissional, que aponta estratégias de superação do modelo manicomial e biomédico para uma formação pautada no modelo psicossocial a partir de diferentes olhares que trabalhem de maneira articulada; formação em rede de atenção intersetorial, que permite a reorientação de práticas de cuidado em saúde mental em diálogo com outros setores, para além da saúde; e, por fim, a formação ético- política em diálogo com os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira que busca garantir os direitos de cidadania das pessoas com transtorno mental e/ou sofrimento psíquico.

Conclusões/Considerações
Os processos de formação em saúde mental pelos PRMSM são permeados pela interprofissionalidade, atenção em rede intersetorial e defesa ético-política dos princípios da RPB. A literatura aponta que o debate sobre a formação em saúde mental apresenta avanços, mas também retrocessos em determinados contextos históricos políticos. O maior desafio na atualidade é a defesa da formação e práticas em saúde mental pautadas na luta antimanicomial.