Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

40746 - @EPI_NORTE: UM PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM MÍDIAS SOCIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ÁREA DA EPIDEMIOLOGIA E DA SAÚDE COLETIVA
MANUELLA CARVALHO FEITOSA - UFRR, BARBARA ALMEIDA DIAS SOARES - UFRR, MAYARA DOS SANTOS COSTA - UFRR, LUIZ GABRIEL RAMOS DE SOUSA - UFRR, LUARA CAROLINE CRUZ LAURINDO - UFRR, REBECA JORDANA SANTOS FREITAS FÉLIX - UFRR


Período de Realização
O projeto “@Epi_Norte: Epidemiologia no Extremo Norte do Brasil” iniciou em 2020 e permanece ativo.

Objeto da experiência
Informações baseadas em evidências científicas sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva, com foco na Região Norte do Brasil.

Objetivos
Divulgar a experiência de um projeto de extensão que usa uma plataforma digital de grande alcance e de acesso aberto (Instagram) como estratégia de divulgação de informações na área da Epidemiologia e da Saúde Coletiva, promovendo a democratização de conhecimentos.

Metodologia
Relato de experiência sobre o “@Epi_Norte: Epidemiologia no Extremo Norte”, projeto vinculado ao curso de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima. O @Epi_Norte é gerenciado por duas docentes, com suporte de quatro acadêmicos do curso. As atividades se baseiam em: busca de artigos científicos e informações oficiais (órgãos governamentais e organizações sociais); elaboração e divulgação de postagens baseadas nas evidências consultadas; e divulgação de eventos científicos.

Resultados
Além de divulgar eventos na área da Epidemiologia e Saúde Coletiva, o projeto já publicou conteúdos próprios sobre: Institucionalização da Epidemiologia no Brasil; Diagnóstico e vacinação contra a COVID-19; Termos na área da Epidemiologia: prevalência, incidência, endemia, epidemia, surto e pandemia; Doenças infecciosas emergentes, reemergentes e persistentes; Indicadores de saúde; Vigilância em saúde; Variantes do SARS-CoV-2; Uso de máscaras para proteção contra a COVID-19; Dengue; e Malária.

Análise Crítica
O alcance nas postagens do projeto pode aumentar o interesse de estudantes, profissionais de saúde e da população sobre os temas abordados. Constatou-se uma ótima aceitação do público às publicações, evidenciada por cerca de 6.034 visitas ao perfil mensalmente e pelo aumento gradual no número de seguidores. Além da democratização do conhecimento, a comunidade pode tirar dúvidas enviando mensagens nas caixas de perguntas, via direct e nos comentários das postagens.

Conclusões e/ou Recomendações
O @Epi_Norte vem reconstruindo o processo de ensino-aprendizagem na área, adicionando elementos da metodologia ativa que permitiram aos acadêmicos envolvidos produzir e compartilhar seu aprendizado de forma dinâmica e criativa, ao passo que reconfigurou o acesso ao conhecimento científico expondo o conteúdo de forma clara e objetiva nas redes sociais para acadêmicos, profissionais e população em geral, promovendo a democratização do conhecimento.