SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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40744 - VIVÊNCIA INTERPROFISSIONAL, PROJETOS APLICATIVOS E A PRODUÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE IONARA MAGALHÃES DE SOUZA - UFRB
Período de Realização Agosto de 2019 a fevereiro de 2022
Objeto da experiência Compartilhamento de experiência docente na condução do componente curricular Vivência Interprofissional, no Centro de Ciências da Saúde/UFRB
Objetivos Conhecer a Rede de Atenção à Saúde local, usuárias/os e o processo de trabalho das/os profissionais de saúde e desenvolver competências e habilidades políticas, técnico-científicas, sociais e afetivas para a atuação interprofissional por meio da realização de Projetos Aplicativos.
Metodologia Foram proporcionadas vivências em equipamentos sociais e de saúde e, após várias imersões na rede, diálogo com usuárias/os e profissionais de saúde, promoveu-se a realização de Projetos Aplicativos (PA). Os PA constituem ferramenta pedagógica potente para a gestão da clínica e gestão do trabalho, fundamenta-se no desenvolvimento de competências para a intervenção e nos princípios do Planejamento Estratégico Situacional. Os PA visam produzir mudanças nos contextos, serviços e práticas de saúde.
Resultados As vivências no território oportunizam discutir e compreender como o sistema de saúde se materializa. As ações foram desenvolvidas a partir de territorialização, aplicação de matriz de identificação de problemas, matriz decisória, identificação e análise de atrizes/atores sociais, matriz de elaboração de estratégias de viabilidade e elaboração de plano de ação. Foram desenvolvidos projetos aplicativos em seis equipamentos sociais e de saúde de Santo Antônio de Jesus-BA.
Análise Crítica Projetos aplicativos ensejam produção de conhecimento, identificação e corresponsabilização com a produção de saúde. A formação em saúde constitui um eixo indissociável, no qual a curricularização da extensão representa a subversão da lógica biomedicocêntrica. É imperativo extrapolar os muros da universidade. No contexto de pandemia, o componente sofreu bruscas modificações, restringindo-se a rodas de conversas virtuais com atrizes/atores sociais, profissionais e gestoras/es da rede de atenção à saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Vivência interprofissional deve constar na matriz curricular de todos os cursos da área da saúde. As experiências no território potencializam o processo de ensino-aprendizagem, de emancipação e formação humanitária. Fundamentados em potência, viabilidade e factibilidade, uso eficiente de recursos, parâmetros e objetivos bem definidos, os projetos aplicativos ampliam as capacidades de criação e inovação para a produção do cuidado em saúde.
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