Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

40709 - ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO AOS FACILITADORES DOS 28 MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SAÚDE DE FEIRA DE SANTANA, NA MACRORREGIÃO CENTRO LESTE
ANDREZA ARAUJO DA SILVA LIMA - SESAB, CELITA NAZARETH PACHECO DE MENEZES - SESAB, CASSIA TAINAR DA SILVA SOUZA - UEFS, CÍNTIA MARIA BARRETO DOS SANTOS - UEFS, ANA ÁUREA ALÉCIO DE OLIVEIRA RODRIGUES - UEFS, LUCIANE CRISTINA FELTRIN DE OLIVEIRA - UEFS, MARION CERQUEIRA DOS SANTOS - SESAB


Período de Realização
A experiência do acolhimento pedagógico aconteceu entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022

Objeto da experiência
Acolhimento Pedagógico (AP) foi desenvolvido para qualificação dos profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) de municípios baianos.

Objetivos
Instrumentalizar trabalhadores da ESF utilizando componentes pedagógicos relacionados à atuação na Atenção Básica, de forma a fomentar a qualificação da equipe no cotidiano de trabalho, alinhando princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, para uma melhor assistência à saúde.

Metodologia
A atividade ocorreu na Universidade Estadual de Feira de Santana e foi executada com o uso de Metodologias Ativas, a partir de um manual orientador disponibilizado pela SESAB, que norteou as três etapas da ação: duas de Interação Pedagógica e um momento de Interação entre Equipe e Território, as quais, os facilitadores replicarão em seus municípios. Na Interação entre Equipe e Território, ainda em curso, são desenvolvidas atividades práticas favorecendo o elo equipe e comunidade.

Resultados
O AP permitiu a reflexão crítica sobre os temas abordados, a troca de saberes e experiências entre os representantes dos municípios, proporcionando a construção de novos conhecimentos, além da problematização dos desafios enfrentados em suas práticas e processos de trabalho, com a discussão de estratégias para a sua resolução, considerando a autonomia local e a articulação com a gestão. Dos 28 municípios que compõem a região de saúde de Feira de Santana, 27 participaram.

Análise Crítica
Essa ação tem como centralidade o processo de Educação Permanente dos profissionais da ESF e Atenção Básica, que tem se constituído em um desafio para gestores e profissionais, devido à alta rotatividade dos trabalhadores. Desse modo, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia através da Diretoria de Atenção Básica em parceria com os Núcleos Regionais de Saúde vem buscando meios de superação dessa problemática com a promoção contínua de educação permanente para os profissionais atuantes na ESF.

Conclusões e/ou Recomendações
O AP possibilitou um momento rico de aprendizado mútuo com os participantes, através da discussão sobre o fazer em saúde, da mesma forma que permitiu a atualização e o conhecimento sobre conceitos, princípios e diretrizes fundamentais para a estruturação da Atenção Básica, compreendendo que a qualificação dos profissionais de saúde transforma o processo de trabalho cotidiano e reflete na melhoria da qualidade da atenção oferecida à população.