SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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40698 - CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO EM ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA GEOVANNA VITÓRIA FERNANDES TOMM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS, MATEUS AQUINO ALVES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS, SAULO SACRAMENTO MEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS, CATHIANNE SACRAMENTO PINTO - UESC
Período de Realização O período de realização foi entre os períodos de 16 de fevereiro até 30 de setembro de 2022.
Objeto da experiência O desenvolvimento de um curso de capacitação voltado para professores secundaristas
Objetivos Relatar a experiência de acadêmicos de medicina no desenvolvimento de curso de acerca da prevenção do comportamento suicida em adolescentes para profissionais da rede pública de ensino no norte do Tocantins.
Metodologia Relato de experiência realizado em escola da rede pública de ensino no Tocantins, com 27 professores participantes, no 1° semestre de 2022. O curso possui carga horária de 40h, dividido em 10 módulos temáticos e elaborado para discutir as principais representações do coletivo e conceitos científicos acerca do comportamento suicida em adolescentes. Priorizou-se o uso das metodologias ativas através do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), trilhas de aprendizagem e gamificação.
Resultados Apesar de ainda em andamento, os acadêmicos vêm obtendo respostas positivas ao longo dos encontros. Os professores assumem participações ativas, propositivas e resgatam suas próprias vivências do cotidiano do ambiente escolar para as discussões com o coletivo. A utilização das metodologias ativas vem contribuindo para adesão, interação entre os participantes e retenção das informações compartilhadas, como evidenciado em dinâmicas avaliativas ao longo dos encontros já realizados.
Análise Crítica O comportamento suicida ainda é um tabu e a atuação do multiprofissional entre saúde e educação esbarra em alguns mitos e preconceitos. Assim, em vista a importância do tema, os acadêmicos puderam ter a percepção de que ter uma educação continuada para os professores sobre o comportamento suicida é imprescindível, visto que o assunto não é abordado durante a graduação. Pois, além de apresentar resultados pouco satisfatórios em relação ao tema, também afirmaram insegurança para abordar a temática.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência alcançada permite afirmar que a proposta da capacitação com professores tem sido satisfatória e gratificante, seja pela relevância que a temática impõe para uma categoria profissional estratégica para a prevenção do comportamento suicida, seja pelo retorno positivo manifestado pelos cursistas. Os encontros têm funcionado como um espaço político-pedagógico necessário, considerando os preconceitos e a desinformação acerca da temática.
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