Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

40693 - O OLHAR DE UMA ESTUDANTE SOBRE O PROCESSO DE COLETA DE DADOS EM CAMPO NA PESQUISA CIENTÍFICA EM SAÚDE COLETIVA
SABRINA PINHEIRO BEZERRA - UFPE, VANESSA DE LIMA SILVA - UFPE


Período de Realização
As vivências foram realizadas entre fevereiro e março de 2022.

Objeto da experiência
Processo de coleta de dados em campo na pesquisa científica epidemiológica.

Objetivos
Relatar o olhar de uma estudante sobre processo de coleta de dados na pesquisa científica em Saúde Coletiva.

Metodologia
Foi vivenciado o processo de coleta de dados em campo de um estudo epidemiológico junto a idosos residentes em comunidades cobertas pela Estratégia de Saúde da Família. Foram realizadas visitas domiciliares agendadas com as técnicas de campo e as Agentes Comunitárias de Saúde do distrito IV-Recife. Ao visitar a casa do idoso, havia um kit específico para coletar as informações: pasta com protocolo para coleta de dados, termo de consentimento, caneta, crachá de identificação e máscara.

Resultados
Foi possível observar a importância do engajamento das Agentes Comunitárias de Saúde nesse trabalho. Além de conhecer o território, possuem vínculo com a população da comunidade, sendo imprescindível para a articulação no campo de prática. Durante a aplicação do protocolo, observou-se que grande parte dos idosos são jovens, saudáveis e ativos em sua vida social. Foi possível notar a autonomia, independência, os aspectos cognitivos preservados e disposição para realizar as atividades de vida diária.

Análise Crítica
A importância da vivência de ir a campo fazer coleta consiste na compreensão das relações humanas e na aplicação da Epidemiologia. Além das reflexões acerca dos idosos e seu processo de envelhecimento na comunidade, é válido ressaltar as questões que envolvem o raciocínio da aplicação prática do método pensado para o desenvolvimento do projeto. Para o estudante coletar os dados, ele precisa vivenciar o campo com base na metodologia e assim associar e alinhar os pensamentos para a execução da atividade.

Conclusões e/ou Recomendações
A atuação do estudante no campo de prática e a vivência na coleta de dados é imprescindível para formação acadêmica, além da compreensão das relações humanas em suas diversas variações. A vivência com a pessoa idosa possibilita ampliar os horizontes ao que diz respeito à sua fase natural de envelhecimento, além de debater e refletir sobre as nuances que envolvem a independência e autonomia do idoso.