Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

40641 - TUTORIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA ENSP/FIOCRUZ
MIRNA BARROS TEIXEIRA - ENSP/FIOCRUZ, ANA LAURA BRANDÃO - ENSP/FIOCRUZ, ALESSANDRA MATTOS - ENSP/FIOCRUZ, TAILLANY ZIMMERER - SECRETARIA MUNICIPAL DE MESQUITA


Período de Realização
A atividade de tutoria teve início em abril de 2022 e se encerrará em 2024.

Objeto da experiência
24 Residentes e 4 preceptores do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família ENSP/Fiocruz no município do Rio de Janeiro.

Objetivos
Construir um processo de trabalho que apoie a formação do residente, a partir de estratégias de troca de saberes entre núcleo profissional e campo de conhecimento, favorecendo uma formação interdisciplinar, fundamentada nos princípios e valores do SUS, principalmente na atenção integral.

Metodologia
As estratégias pedagógicas utilizadas visam à integração de saberes e práticas, a partir da articulação entre ensino e serviço. Para isso, são realizadas rodas de conversa semanais no campo de prática que discutem o cotidiano onde o residente está inserido. É discutida com residentes e o preceptor a agenda padrão. A partir dessa conversa sobre os processos de trabalho desejados, os temas referentes ao PPP da residência são trazidos à luz da prática.

Resultados
Os resultados esperados com esta atividade de tutoria são o desenvolvimento do processo de trabalho dos 24 residentes, de acordo com o Projeto Político Pedagógico da Residência Multiprofissional em Saúde da Família ENSP/Fiocruz e as necessidades dos campos de atuação.

Análise Crítica
A função de tutoria é estabelecida a partir da resolução CNRMS Nº 2, DE 13 DE ABRIL DE 2012, que a descreve como atividade de “orientação acadêmica de preceptores e residentes”. A tutoria se desenvolve a partir de reflexões sobre atividades teóricas, teórico-práticas e práticas de núcleo profissional e campo de conhecimento. Objetiva-se a troca de conhecimento, no serviço, para que a atuação das diferentes profissões seja em equipe multiprofissional, de acordo com os princípios da ESF.

Conclusões e/ou Recomendações
A tutoria é essencial para a qualificação das residências, principalmente a multiprofissional. Pois, no serviço de saúde, se encontra o desafio da materialização da teoria. O apoio do tutor, para a construção do “caminho possível” de atuação com residente, favorece ao desenvolvimento das competências esperadas no PPP do curso, e a formação de um profissional qualificado para atuar na Atenção Primária.