Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

40475 - NÍVEL DE CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ACERCA DO COMPORTAMENTO SUICIDA EM ADOLESCENTES ESCOLARES
GEOVANNA VITÓRIA FERNANDES TOMM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS, MATEUS AQUINO ALVES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS, SAULO SACRAMENTO MEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS


Apresentação/Introdução
Definido como um dos comportamentos humanos mais enigmáticos, o suicídio foi definido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS, 2020) como um problema de saúde pública e representa a segunda causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos. Logo, as instituições educacionais podem atuar como espaços de identificação do comportamento suicida.

Objetivos
Avaliar o nível de conhecimento de professores secundaristas acerca do comportamento suicida em adolescentes.

Metodologia
Estudo descritivo realizado em uma escola da rede pública do estado do Tocantins com 27 participantes, através de amostra por conveniência com os professores matriculados na instituição. Foi aplicado um instrumento estruturado de autoria própria de coleta de dados e dividia-se em dois blocos: I-Dados pessoais (idade, raça, gênero e escolaridade); II-Perguntas específicas (16 questões de múltipla escolha sobre o comportamento suicida em adolescentes). O tempo médio para o preenchimento do formulário foi de 15 minutos. Os dados foram tabulados e analisados pelo software Excel 2016. Essa pesquisa foi aprovada pelo número CAAE: 59945416.1.0000.0055.

Resultados
Entre os participantes entrevistados 56% se autodeclararam do gênero feminino, a média de idade geral foi de 42 anos com variância de 26-72 anos. Quanto às perguntas especificas: 70% afirmaram que o tema já surgiu em sala de aula; 67% disseram que nunca participaram de palestras, cursos ou treinamentos sobre o comportamento suicida; 85% afirmaram insegurança para agir em situações envolvendo o comportamento suicida; 37% já presenciaram algum episódio na escola; 22% acreditam que falar sobre suicídio estimula o ato; 63% não sabiam o número de contato para apoio emocional e prevenção ao suicídio; por fim, 67% dos entrevistados conheciam o mês de campanha de prevenção do suicídio.

Conclusões/Considerações
Observou-se pelos resultados encontrados que os profissionais apresentam nível de conhecimento pouco satisfatório diante da gravidade que o comportamento suicida representa entre os adolescentes, dificultando a contribuição na identificação e prevenção desse. Portanto, sugere-se a importância de fomento às práticas de educação continuada nas escolas para professores secundaristas.