SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
40440 - ESTÁGIO À DOCÊNCIA NA DISCIPLINA DE PROCESSO DE CUIDADO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA JESSYCA MOREIRA MACIEL - URCA, CAIK FERREIRA SILVA - URCA, TONNY MEDEIROS ALVES - URCA, OZEIAS PEREIRA DE OLIVEIRA - URCA, VALDILIA RIBEIRO DE ALENCAR ULISSES - URCA, CICERA GEORGIA BRITO MILFONT - URCA, GIZELY DE LIMA ROSA - HRVJ, MILANA CORREIA CUNHA - HMA, HERIKA RODRIGUES FEITOSA - ESF/ACOPIARA, EDILMA GOMES ROCHA CAVALCANTE - URCA
Período de Realização A experiência ocorreu no período de agosto a outubro de 2021.
Objeto da experiência Aulas teóricas da Disciplina Processo de Cuidar em Saúde Coletiva II para os alunos do 8º semestre do Curso de graduação em Enfermagem.
Objetivos O presente estudo buscou relatar a experiência de uma mestranda junto às atividades práticas da disciplina de Estágio à Docência, durante a pandemia da Covid-19.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma discente do Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Ceará, durante as atividades práticas da disciplina de Estágio à Docência. As atividades de ensino foram desenvolvidas junto à disciplina Processo de Cuidar em Saúde Coletiva II do curso de graduação em Enfermagem, na modalidade remota emergencial através das plataformas digitais Google Classroom, Google Meet, Padlet e Youtube.
Resultados As atividades foram realizadas com os 31 graduandos que cursavam a disciplina, tendo como foco as ferramentas de abordagem familiar: genograma, ecomapa, ciclo vital, APGAR familiar, FIRO e PTS. Apresentou-se os principais conceitos com aulas expositivas dialogadas, resolução de casos clínicos, elaboração de plano de cuidados e trabalhos em grupos para aplicação dos conhecimentos apreendidos mediante aplicação das ferramentas de abordagem familiar apresentadas.
Análise Crítica As ações possibilitaram aproximação com a dinâmica da sala de aula e troca de conhecimentos entre docentes e discentes. Foi referido feedback positivo para as metodologias utilizadas, que estimularam a resolução de problemas, tomada de decisão, trabalho em equipe e análise crítica dos alunos. Para além disso, as aulas remotas emergenciais provocaram a aproximação com uma modalidade de ensino-aprendizagem inovadora que transcende a sala de aula.
Conclusões e/ou Recomendações Constatou-se que as ferramentas digitais surgem como nova perspectiva para prática educacional. O ensino remoto se mostrou efetivo durante as aulas de saúde coletiva, sendo de grande valia para a formação de futuros profissionais que reconhecem as pessoas além de uma visão reducionista, inseridos em um contexto social-familiar, com crenças, valores e normas estruturadas.
|