SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
40382 - MATERIAIS DIDÁTICOS INSTRUCIONAIS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS: REVISÃO INTEGRATIVA IANARA KETLIN PHILIPPSEN - UDESC, TAISE SAMARA DAL BELLO - UDESC, DENISE ANTUNES DE AZAMBUJA ZOCCHE - UDESC, VANIA CELINA DEZOTI MICHELETT - UNISINOS, OLVANI MARTINS DA SILVA - UDESC
Apresentação/Introdução Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A educação em saúde é considerada um meio eficaz para a ampliação do conhecimento e práticas relacionadas aos comportamentos saudáveis dos indivíduos.
Objetivos Identificar na literatura a melhor evidência sobre as tecnologias educacionais tem sido utilizada como estratégias de educação em saúde na Atenção Primária de Saúde para pessoas com Diabetes Mellitus.
Metodologia Revisão Integrativa da Literatura (RIL), embasada na abordagem metodológica proposta por Mendes; Silveira; Galvão (2008), seguindo as recomendações do guideline PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) e o protocolo para revisão integrativa proposto por (Zocche et.al, 2019). Seguindo as etapas: 1-definição da equipe de pesquisa, 2-identificação da questão de pesquisa e escolha dos descritores, 3-validação do protocolo, 4-seleção e extração dos estudos, 5- validação da seleção dos estudos, 6- seleção e extração dos dados, 7- análise e interpretação dos dados, 8- apresentação dos resultados, 9- discussão dos resultados e 10 considerações finais.
Resultados A amostra final foi composta de 33 artigos que descrevem as melhores práticas de educação em saúde na atenção primária de saúde para prevenção de DM. As bases de dados com maior número de publicação foi WEB OF SCIENCE, LILACS e CINAHL. Os anos de2018, seguido de 2014, 2016 e 2020 concentram os maiores números de publicações. As tecnologias educacionais utilizadas foram de acordo com a modalidade do encontros, público envolvido e tipo de material didático utilizado como tecnologia educacional: abordagem presencial individual, abordagem presencial em grupo, abordagem remota e abordagem mista. A abordagem mista foi a mais utilizada para as ações de promoção da saúde de portadores de diabetes.
Conclusões/Considerações O uso de abordagens mistas, mediadas pela utilização de dispositivos móveis e redes sociais são uma tendência na atenção a saúde das pessoas com diabetes.
|