SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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40107 - BIBLIOTERAPIA NO ENFRENTAMENTO DO BULLYING NA INFÂNCIA THUANNY MIKAELLA CONCEIÇÃO SILVA - UNIFOR, ERIKA RAVENA BATISTA GOMES - UNIFOR, GICINAYANA LUZ SOUSA PACHÊCO BEZERRA - UNIFOR, IZABELLA NEIVA DE ALBUQUERQUE SOUSA - UNIFOR, SHEARLEY LIMA TEIXEIRA - UNIFOR, MIRNA ALBUQUERQUE FROTA - UNIFOR, MARIA DOS REMÉDIOS BESERRA - IESRSA, SOFIA DE MORAES ARNALDO - UNIFOR, NELSON MIGUEL GALINDO NETO - IFPE
Apresentação/Introdução Existem inúmeras estratégias recomendadas na literatura para o enfrentamento do bullying. Para Freeman (2016), a biblioterapia apesar de ser uma técnica ainda pouco usada, há muito tempo é reconhecida como uma intervenção eficaz para atender à necessidade de mudança no comportamento de bullying e vitimização com crianças e adolescentes.
Objetivos O presente estudo buscou desvelar a percepção e vivência dos professores sobre a utilização da biblioterapia na prevenção do bullying na educação infantil, corroborando com a perspectiva da promoção da saúde de crianças.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com 12 professores de educação infantil da rede pública do município de Padre Marcos, Estado do Piauí. Nesse trabalho foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e registro em diário de campo das informações coletadas, por meio da observação-participante, para obtenção da coleta de dados. As informações coletadas foram gravadas e transcritas, assim como os conteúdos textuais processados no software IRAMUTEQ e analisados por meio da análise de similitude e classificação hierárquica descendente - CHD.
Resultados Resultou em sete classes temáticas: comportamentos vivenciados na escola; reflexos do combate ao bullying na infância; prevenção do bullying; conhecendo a biblioterapia na escola; dialogando com a escola sobre biblioterapia e violência; impactos do bullying na infância e intervenção na escola. Essas classes dialogaram com os saberes e práticas dos professores que refletiram sobre as características que conduzem determinadas crianças a cometerem violência contra seus pares no ambiente escolar. Ademais, notou-se que a biblioterapia pode produzir resultados positivos na vida da criança, contribuindo na sua formação emocional, social e na descoberta de suas potencialidades.
Conclusões/Considerações Foi possível perceber que a biblioterapia é uma importante ferramenta de promoção de saúde no enfrentamento da violência na infância, prezando pela saúde mental das crianças. Sugere-se, a realização de capacitação de professores para implementação da biblioterapia no âmbito educacional e fomentar políticas públicas de saúde mental na fase da educação infantil, com a finalidade de ampliar os cuidados da saúde mental das crianças desde a infância.
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