Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

40003 - EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE EGRESSOS DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SAÚDE PÚBLICA NO NORDESTE BRASILEIRO
JOÃO AGOSTINHO NETO - UFC, DAIANA DE JESUS MOREIRA - UFC, CARDOZA SANTOS - UFC, ELINE MARA TAVARES MACEDO - UFC, SILVIA MARIA NEGREIROS BOMFIM SILVA - UFC, LINA ALEJANDRA NIETO MANZANO - UFC, JOSÉ OSIVAN MENDONÇA JÚNIOR - UFC, MARIA DO SOCORRO SOUZA - UFC


Apresentação/Introdução
Conhecer as experiências dos egressos a partir de suas atividades após o término do curso brinda a possibilidade de confrontar as competências adquiridas durante sua vida acadêmica com o exercício de sua vida profissional, e fornece informações às instituições de ensino para que tomem decisões sobre os processos de formação para articulá-los a determinadas necessidades políticas, econômicas e culturais .

Objetivos
Analisar as experiências formativas de egressos de um programa de pós-graduação stricto sensu em saúde pública no nordeste brasileiro a fim de obter informações sobre as contribuições do programa em sua vida acadêmica.

Metodologia
Escolhemos como abordagem, a pesquisa qualitativa em saúde, tomando como foco a experiência humana, valorizando os atores nos seus próprios contextos. Os sujeitos participantes foram os egressos do programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFC dos últimos 5 anos, fornecidos a partir do banco de cadastro de estudantes e egressos do PPGSP/UFC. Dado o contexto pandêmico causado pela COVID-19, a produção das evidências foi realizada remotamente a partir de entrevistas. A realização do processo de análise ocorreu a partir da transcrição das entrevistas e leitura exaustiva do material, a fim de identificarmos sentidos e significados emersos que foram organizados em categorias analíticas e empíricas.

Resultados
Nas duas categorias que emergiram a partir das análises, os entrevistados relataram sobre ganhos em suas vidas acadêmicas e profissionais através das experiências de ensino e produção de pesquisas. Evidenciou-se a potencialidade da formação stricto-sensu e em específico no espaço onde estiveram inseridos enquanto discentes. Seja no contexto para atuação na carreira de docente ou para atuação como profissional da assistência ou da gestão. Além disso, os participantes em sua maioria relataram como ponto importante o apoio dos professores e demais funcionários, a qualidade do ensino das disciplinas com enfoque qualitativo e quantitativo.

Conclusões/Considerações
Com isso, a participação em projetos de pesquisa e produção de artigos, sua inserção no campo acadêmico como docentes aportam para a sua vida laboral revelando dados que contribuem para conhecer os avanços do programa ao longo de sua consolidação. Nessa perspectiva, foi também graças às ferramentas teóricas e práticas ministradas pelos docentes, os egressos conseguiram amadurecer em seus conhecimentos, desenvolvendo um pensamento crítico e reflexivo.