SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
40001 - EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE NA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA RENATA CARVALHO DOS SANTOS - UEG; ENSP/FIOCRUZ, ELZA BEATRIZ BARROS DE PAIVA - ENSP/FIOCRUZ, CRISTIANE MARTA RAMALHO - ENSP/FIOCRUZ, CARLOS GABRIEL AVELAR DE BUSTAMANTE SÁ - ENSP/FIOCRUZ, MARIA DE FÁTIMA LOBATO TAVARES - ENSP/FIOCRUZ, ROSA MARIA DA ROCHA - ENSP/FIOCRUZ, MARIANA COSTA BASTOS - ENSP/FIOCRUZ
Período de Realização Período do Curso de Especialização em Promoção da Saúde: de outubro de 2021 à julho de 2022
Objeto da experiência Curso de Especialização em Promoção da Saúde, com metodologia ativa a fim de transformar práticas educativas e profissionais no campo da saúde.
Objetivos Descrever as estratégias de educação para a promoção da saúde desenvolvido no curso de formação permanente no período de pandemia, com objetivo de reorientar práticas profissionais. Apresentar a metodologia utilizada que propiciou o diálogo entre ciência, saberes populares e práticas profissionais.
Metodologia O curso foi desenvolvido em 3 unidades de aprendizagem: Promoção da Saúde (PS) na Gestão de Políticas Públicas; PS nas Organizações e Instituições e PS em Territórios e Comunidades. Ocorreram encontros presenciais mediados por tecnologia duas 2x/semana das 9:00-17:00. Foram utilizadas metodologias ativas de aprendizagem: debates com convidados; estudo dirigido; discussão de situações problemas e relatos de práticas para articulação com temas da promoção da saúde e elaboração das sínteses finais.
Resultados Participaram do curso 30 profissionais. Estes avaliaram positivamente a utilização da metodologia ativa, mesmo em um curso remoto, e destacaram os seguintes pontos: incentivo a busca ativa dos materiais do curso; aproximação da teoria à prática profissional; reflexão e teorização sobre a prática. Além disso, o formato remoto, possibilitou a participação de profissionais de diferentes áreas e localidades, que atendeu expressivamente regiões do interior do país.
Análise Crítica A abordagem pedagógica utilizada no curso para construir capacidades e articular os conhecimentos advindos da prática profissional cotidiana é o diferencial deste curso. Por meio da abordagem dialógica e problematizadora, parte-se da riqueza das práticas cotidianas e fomenta reflexões/mudanças no espaço real de trabalho dos participantes. Além disso, a estratégia metodológica utilizada tem como objetivo melhorar a capacidade de comunicação e análise da realidade dos participantes.
Conclusões e/ou Recomendações O desafio da realização do Curso de Especialização em PS fundamentado em metodologias ativas, de forma presencial mediado por tecnologia foi superado, possibilitando manutenção do diálogo e reflexão crítica como componentes basilares. E o principal ponto positivo dessa experiência foi a diversidade geográfica e cultural. Um curso que, desde sua fundação, recebia alunos prioritariamente do estado do RJ, em 2021 alcançou o Brasil de Norte a Sul.
|