Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

39950 - PRÁTICA DO ESTÁGIO-DOCENTE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: INTEGRAÇÃO DO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE.
CAMILA BORGES DA SILVA - UEPA, MARCELA FERNANDA DOS SANTOS ROCHA - UEPA, DANIELLY COSTA SÁBIO - UEPA, PAULO VICTOR OLIVEIRA PAIVA - UEPA, JULLYANA TAVARES DUARTE - UEPA, ANA RAFAELA COSTA CHENE - UEPA, GABRIEL MÁCOLA DE ALMEIDA - UEPA, LILIANE SILVA DO NASCIMENTO - UFPA


Período de Realização
Abril a Julho de 2022

Objeto da experiência
Experiência da prática do estágio-docência na residência multiprofissional.

Objetivos
Relatar a experiência de supervisão do estágio da disciplina de Saúde Coletiva do curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará em uma Unidade Básica de Saúde no município de Belém/PA na perspectiva do residente do Programa Multiprofissional de Estratégia de Saúde da Família

Metodologia
As visitações aconteceram em uma UBS, nas quintas-feiras, em dois horários. Participaram 27 discentes por turno, os quais foram divididos em 4 grupos e cada um visitava a UBS por 3 semanas. A atividade docente consistia na tática de “supervisão tutoreada”. Inicialmente, era realizado a visitação comentada da unidade, posteriormente, realizavam-se atividades educativas com os pacientes da sala de espera. Ao final, eram produzidos relatórios e a entrega de um produto que beneficie a unidade.

Resultados
Os discentes realizaram atividades acerca da educação em saúde bucal e câncer de boca, além disso, tiveram autonomia para criar projetos de intervenções para a UBS. Ademais, aprender sobre o funcionamento da unidade e suas características oportunizou a interação de diferentes esferas, as quais possibilitam a efetivação dos espaços de interlocução, fortalecendo a relação da Universidade e a rede de atenção à saúde, melhorando, assim, para o aluno, os processos de cuidado e ensino.

Análise Crítica
O estágio proporcionou o aprendizado prático do exercício de ser docente, propiciando um novo olhar, resultado de um processo de troca e construção coletiva a qual facilitou o desenvolvimento dos envolvidos. Ademais, a disciplina permitiu aos discentes conhecer e compreender a assistência na atenção básica de forma multidimensional, experienciando a realidade dos serviços sendo inseridos nos problemas e situações relacionados à saúde da população local.

Conclusões e/ou Recomendações
As atividades da disciplina proporcionaram uma visão ampliada do conhecimento, durante o processo os alunos se aproximaram de temáticas importantes da saúde coletiva, em especial com a gestão. O estágio contribuiu expressivamente para a residente, tanto nos quesitos de trabalho em equipe, as práticas colaborativas interprofissionais, habilidades de gestão, pedagogia e humanização.