SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
39873 - TRABALHO, DECOLONIALIDADE, CUIDADO E VIOLÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS NA DOCÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA CRISTIANE BATISTA ANDRADE - FIOCRUZ, FERNANDA MENDES LAGES RIBEIRO - FIOCRUZ, MÁRCIA ELAINE DIAS PINHEIRO DE AZEVEDO - FIOCRUZ
Período de Realização A disciplina de Pós-Graduação em Saúde Pública foi realizada de agosto a dezembro de 2021.
Objeto da experiência Percepções das autoras sobre a docência em uma disciplina sobre o tema do trabalho, decolonialidade, violências e cuidado.
Objetivos O objetivo geral é discutir as experiências de duas professoras e de uma estagiária docente em uma disciplina na modalidade virtual. O objetivo específico é apresentar os temas desenvolvidos e as percepções das autoras sobre o processo de ensino e aprendizagem nesta modalidade.
Metodologia Esse relato parte das percepções e afetos das professoras e da estagiária docente sobre o processo de ensino e aprendizagem a partir do tema proposto. Baseado na pedagogia de Paulo Freire e de bell hooks, o diálogo e o ato educativo, para além de uma educação bancária, foram tomados como centrais durante o processo que durou quinze encontros. Com a finalidade de rememorarmos as experiências, utilizamos como material o programa da disciplina e os chats salvos pela plataforma virtual utilizada.
Resultados Percebeu-se uma aproximação afetiva e intelectual entre as docentes e estudantes mesmo diante da virtualidade; facilidade do diálogo por meio da mediação entre o conhecimento/temas trabalhados e a utilização de músicas/arte no início das aulas, escolhidas por todos/as; riqueza no compartilhamento de textos, materiais educativos, lives, músicas, poemas e filmes, fora do período da aula, pelo grupo do WhatsApp da turma. Todas essas ações contribuíram para o processo de construção do conhecimento.
Análise Crítica Do ponto de vista do uso da tecnologia como um dos recursos pedagógicos, ressalta-se a sua facilidade em integrar estudantes de diversas partes do país. No entanto, a abordagem decolonial e feminista da tríade “trabalho, violências e cuidado” impôs desafios como a discussão ainda incipiente, no âmbito acadêmico, sobre trabalho de cuidado e divisão racial e sexual do trabalho sob esta abordagem. Estratégias pedagógicas problematizadoras favoreceram um ambiente afetivo de trocas horizontalizadas.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que o uso de tecnologias de comunicação para a docência conseguiu aproximar estudantes e professoras, assim como o uso da arte (músicas, filmes, podcast etc.) para a discussão de temas sensíveis. Como recomendação, está a necessidade de maior interlocução acadêmica com as produções do feminismo negro e comunitário latino-americano para a compreensão da complexidade do trabalho, violências e cuidado.
|