Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

39867 - SUPERANDO O NUTRICIONISMO: RELATO DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES
SILVIA CRISTINA FARIAS - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ), CAMILA MARANHA PAES DE CARVALHO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF), DENIZE DE SOUZA AMORIM - ACT PROMOÇÃO DA SAÚDE, JOÃO PERES - O JOIO E O TRIGO, WALLACE PEREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)


Período de Realização
A primeira turma ocorreu de abril a julho e a segunda, de setembro a novembro de 2021.

Objeto da experiência
Impressões e discussões realizadas pelos cursistas sobre um olhar crítico do nutricionismo e abordagens para sua superação na formação profissional.


Objetivos
Apresentar os principais achados das discussões dos fóruns de debate do curso “Do nutricionismo à comida de verdade” oferecido para docentes de graduação e nível médio de cursos públicos e privados de nutrição e técnico de nutrição e dietética e pesquisadores de diferentes estados brasileiros.

Metodologia
Foi oferecido um curso de 30h online, com atividades síncronas e assíncronas organizadas em 4 módulos: apresentação, avaliação e 2 módulos de conteúdo. Estes continham 3 aulas cada, com videoaula, texto de aprofundamento, materiais de apoio, exercícios de fixação e um fórum de debate mediado. Como atividade final, os cursistas elaboraram um plano de aula com conteúdo para superação do nutricionismo. Dos 479 inscritos nas duas turmas, 270 finalizaram o mesmo e 287 participaram dos fóruns.


Resultados
Os principais achados dos fóruns foram: existência de projetos pedagógicos que priorizam disciplinas técnicas, sem estímulo à interdisciplinaridade e à promoção do debate ampliado da alimentação, promovendo a atuação reducionista; urgência da necessidade da valorização e tradução de todos os aspectos da alimentação nas ações educativas para a efetiva promoção da alimentação adequada e saudável e reconhecimento do papel do profissional de todas as áreas da nutrição como promotor da saúde.


Análise Crítica
A reflexão conjunta sobre a formação e atuação do profissional de nutrição favorece a percepção sobre a complexidade da alimentação, de todos os fatores que envolvem o ato de comer e de caminhos para incluir esse olhar nas atividades realizadas no tripé da universidade (ensino-pesquisa-extensão). Mais do que refletir sobre tais fatores, faz-se necessário se ver como agente propulsor de mensagens que podem impactar positiva ou negativamente o sistema alimentar em vigor e a saúde planetária.


Conclusões e/ou Recomendações
O conceito ampliado e multidimensional da alimentação adotado por documentos oficiais brasileiros tem sido fruto de discussões e reformulações ao longo dos anos. Porém, ainda são frequentes ações que partem do olhar reducionista da alimentação e nutrição, e, assim, percebe-se a necessidade da formação de multiplicadores que reflitam e disseminem informações sobre ações de promoção da alimentação adequada e saudável que superem o nutricionismo.