Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

39811 - PRÁTICA SUPERVISIONADA EM SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
LUCIANO SANTOS DA SILVA FILHO - UECE, TALYTA MARTINS NEVES - UECE, DANIEL DE AGUIAR RODRIGUES - UECE, NATHANAEL DE SOUZA MACIEL - UECE, ANTÔNIO DIEGO COSTA BEZERRA - UECE, CIDIANNA EMANUELLY MELO DO NASCIMENTO - UECE, JÉSSICA ARAÚJO DE CARVALHO - UECE, CARLA BARBOSA BRANDÃO - UECE, JOSÉ JACKSON COELHO SAMPAIO - UECE


Período de Realização
Esta experiência foi realizada entre os meses de dezembro de 2020 a maio de 2021.

Objeto da experiência
Prática Supervisionada em Saúde Mental (PSSM) de um curso de Especialização em Atenção Integral em Álcool e outras Drogas, durante a pandemia.

Objetivos
Relatar as experiências vivenciadas da PSSM, de forma remota, de um curso de especialização em Atenção Integral em Álcool e outras Drogas, realizada no estado do Ceará, durante a pandemia de Covid-19. Realizar uma análise crítica sobre os impactos da pandemia na Educação Permanente em Saúde (EPS).

Metodologia
A PSSM foi realizada no curso de Especialização em Atenção Integral em Álcool e outras Drogas, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. O curso foi composto por 32 alunos provenientes das cinco regiões de saúde do estado, vinculados a serviços de assistência ou gestão na área de saúde mental, álcool e outras drogas. Foram realizadas 96 horas de prática em serviço, de forma remota ou assíncrona, com acompanhamento de tutores.

Resultados
A PSSM foi dividida em três temas: Mapeamento da Rede, Psicopatologia e Intervenção em Álcool e outras drogas. Foram realizadas de forma remota, por meio de três momentos para cada tema. Inicialmente, era feito um turno de planejamento por meio do Google Meet, em seguida as equipes realizavam as atividades na Rede, e por fim apresentavam um produto da experiência de forma remota pela plataforma. Durante a execução na Rede, os alunos mantinham contato com os tutores para orientação das atividades.

Análise Crítica
A pandemia provocou uma ressignificação do processo de ensino e aprendizagem, em que as tecnologias digitais de informação e comunicação ganharam espaço, sobretudo a internet. A EPS também foi impactada pelo contexto pandêmico, em que as ações tiveram que ser remodeladas, como no caso das práticas em serviço. A proposta apresentada permitiu que fosse realizada. Todavia, deve-se reconhecer que o aprender e o ensinar estão presentes nos cenários de práticas do SUS, estes são indissociáveis e que a presencialidade é insuperável.

Conclusões e/ou Recomendações
É preciso reconhecer que a prática em serviço depende das relações criadas entre profissional e usuários, e estas estão intimamente ligadas na produção de conhecimento. Entretanto, a pandemia forçou o distanciamento, o que provocou rupturas em todas as áreas, inclusive na EPS. É notório que, apesar de todas as limitações de acesso, foi possível realizar práticas mesmo em formato remoto, por meio de acompanhamento, orientação e tutoria contínuas.