SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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39738 - NARRATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA USP DE BAURU: A EXPERIÊNCIA DA MENTORIA RAFAEL CASALI RIBEIRO - USP, RAUL DOS SANTOS CARVALHO - USP, JOSÉ HENRIQUE PEREIRA PINHEIRO - USP
Período de Realização Implantação: Primeiro semestre de 2022. Programa segue em andamento.
Objeto da experiência Trata-se da estruturação e sistematização do programa de Mentoria no ensino de graduação em medicina do Campus USP de Bauru.
Objetivos Propor aos alunos graduandos a imersão no programa de mentoria, de modo a desenvolverem habilidades narrativas (orais e escritas) e socioculturais inerentes ao exercício ético e humanístico da prática médica no escopo da saúde coletiva e de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCNs).
Metodologia Onze docentes, de diferentes áreas, foram convidados a participar como mentores e, posteriormente, alunos do 1 ao 5 ano de graduação em medicina foram chamados, através de um formulário em que escreviam um relato sobre suas expectativas, a se inscreverem no programa. Posteriormente, os alunos (mentorados) foram subdivididos nos grupos tendo por base a maior diversidade possível de turmas no mesmo grupo e a homogeneidade em número de participantes. A partir daí, as reuniões vêm acontecendo uma vez ao mês.
Resultados Criaram-se 11 grupos com cerca de 10 alunos cada. As expectativas dos estudantes abrangeram ter um lugar seguro para a partilha de angústias relacionadas ao exercício do cuidado, a ressignificação das jornadas formativas (pessoais e acadêmicas), a intenção de realizar a prática em saúde de modo humanizado e humanizador e conectado ao ethos do cuidado, e a valorização da partilha de narrativas e afetos na mentoria como meio de atendê-las.
Análise Crítica A mentoria caracteriza-se pela troca de experiências vivenciadas durante o curso e o acolhimento acerca dos sentimentos e sentidos apreendidos ao longo do processo formativo (narrativas orais). A dialogicidade mentor-mentorados permite que os participantes aprofundem as relações de alteridade e redes de cuidado, dentro da lógica de formação humanística e multicultural que as DCNs propõem, e exemplifica a potência do cuidado como modo de educação e da educação como modo de cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações A mentoria consiste em uma ferramenta potente de formação ética, reflexiva e não biológico-centrada dos futuros profissionais. Seu caráter extra-curricular protege-a da normatização institucional e dos riscos da participação compulsória, mas pode servir para deixar intocada a necessidade de transformações estruturais dos currículos. Esperamos que a experiência coletiva da mentoria sirva de impulsionador para superar esse impasse.
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