SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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39605 - ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DE UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉCNICA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ISABEL CRISTINA DE MOURA LEITE - UFF, ANA LÚCIA ABRAHÃO DA SILVA - UFF
Apresentação/Introdução Este estudo propõe-se desenvolver uma análise com a abordagem Sócio-Histórica de uma escola de formação técnica do SUS, localizada no estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender seu processo de institucionalização, seu papel social, sua historicidade, a influência do seu potencial formativo no âmbito do SUS. A história é um dispositivo de conhecimento e de reflexão crítica.
Objetivos Apresentar a análise parcial sobre o processo de institucionalização da escola de formação, guiado pela sócio-história; resgatar o processo de sua constituição; e descrever a trajetória da escola de formação em saúde no estado do Rio de Janeiro.
Metodologia Utilizamos o referencial teórico e metodológico da Análise Institucional na perspectiva Sócio-Histórica, fundamenta-se na necessidade de ampliação do conhecimento acerca de fatos no passado influenciando no presente. É um tipo de análise que se debruça sobre a história das práticas profissionais na formação em saúde do SUS, com abordagem qualitativa, teórico e empírico. Foi realizada pesquisa documental e bibliográfica sobre a criação da escola; o diário da pesquisadora para anotação dos encontros com os profissionais; entrevistas semiestruturadas com alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários da escola e gestores. Aprovado pelo CEP/ UFF com o número CAAE 52955621.1.0000.5243.
Resultados A trajetória da escola apresenta grande diversidade: desde sua criação há 33 anos, é marcada pela falta de financiamento e pelo processo de precarização do SUS que afetam suas atividades, dificultando a descentralização do ensino; as interferências institucionais influenciam negativamente nos processos formativos dos trabalhadores da rede e contribuem para a fragmentação do conhecimento; enfrentam desafios para realizar a integração ensino serviço; apresentam pouca autonomia administrativa e de gestão. A pesquisa também revelou as implicações pessoais, afetivas com a instituição e com a formação que levaram cada participante a ter diferentes vivências no processo da constituição da memória.
Conclusões/Considerações Recuperar e resgatar a história da escola como integrante da Etsus, lança um olhar crítico-reflexivo sobre um dos movimentos que contribuíram para a formulação e execução da política de qualificação e formação técnica em saúde para os trabalhadores, fundamental para o fortalecimento Sistema Único de Saúde. As reflexões trazidas por essa investigação, ajudou a compreender as estruturas micro e macropolítica desta instituição.
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