Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

39593 - GRUPO DE TRABALHO DE DOCÊNCIA E ENSINO EM SERVIÇO DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: A PEDAGOGIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DO SUS
LAÍS PEIXOTO SCHIMIDT - PREFC - SMS - RJ, GRAZIELE MELO SANTOS - PREFC - SMS - RJ, ANA CAROLINE DA SILVA BARBARA - PREFC - SMS - RJ


Período de Realização
O presente relato é referente ao período entre os meses de setembro de 2021 até maio de 2022.


Objeto da experiência
A pedagogia crítica no processo ensino-aprendizagem no Programa de Residência de Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) do Rio de Janeiro

Objetivos
Descrever a experiência do Grupo de Trabalho (GT) de Docência e Ensino em Serviço do PREFC, no que diz respeito à promoção de uma prática pedagógica crítica e engajada, instrumentalizando preceptores quanto a formação em saúde no SUS e incentivando a autonomia do residente no seu processo formativo

Metodologia
Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por integrantes do Grupo de Trabalho de Docência e Ensino em Serviço do PREFC, a respeito das atividades deste GT. O grupo é composto por alguns residentes e preceptores e os encontros ocorrem uma vez ao mês. Inicialmente foi discutido sobre a necessidade de bases pedagógicas críticas e engajadas para guiar a formação em saúde no SUS. O GT organiza oficinas, qualificações e discute o processo de ensino-aprendizagem na Residência

Resultados
A discussão inicial dos primeiros encontros do GT sobre educação, proporcionou o entendimento da necessidade de romper com as práticas educativas transmissoras de conhecimento, que reproduzem lógicas de poder na sociedade. Foi observado então, a necessidade de firmar uma escolha pedagógica que guie o processo de ensino-aprendizado promovendo consciência crítica e responsável e fomentando o exercício da cidadania através de ações éticas, politicas democráticas.

Análise Crítica
É imprescindível que o processo de ensino-aprendizagem no SUS, tenha como base à pedagogia crítica - que não separa à dimensão política da pedagogia no campo da educação - e engajada, - que incentiva à autonomia do residente e permite um crescimento mútuo com o preceptor, criando uma atmosfera de confiança e compromisso. Caso contrário, corre-se o risco de promover a formação de profissionais "obedientes" a um sistema reprodutor de práticas mercantilistas

Conclusões e/ou Recomendações
Para a formação no SUS é imprescindível a garantia de bases pedagógicas humanizadas, sendo o GT de Docência, um espaço importante para discussão de um processo de ensino-aprendizado que incentive consciência crítica e participativa dos sujeitos em formação reforçando suas experiências como atores sócias. A transformação social só é possível através da educação de sujeitos conscientes-críticos para não reproduzirem a lógica do capital