Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

39545 - ASSOCIAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE COMPETÊNCIAS EM PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ADOLESCENTE DE DISCENTES DA ÁREA DE SAÚDE E SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS
MIRNA NEYARA ALEXANDRE DE SÁ BARRETO MARINHO - UECE, ANA SUELEN PEDROZA CAVALCANTE - UECE, FRANCISCO AYSLAN FERREIRA TORRES - URCA - CAMPUS IGUATU, PALOMA LOIOLA LEITE - URCA - CAMPUS IGUATU, LAÍS AGLAID PEIXOTO ROCHA - URCA - CAMPUS CRATO, LÍVIA KAREN FERREIRA COSTA AGUIAR - URCA - CAMPUS CRATO, SAMYRA PAULA LUSTOZA XAVIER - URCA - CAMPUS IGUATU, MAYARA NASCIMENTO DE VASCONCELOS - UECE, LUCAS DIAS SOARES MACHADO - URCA - CAMPUS CRATO / UECE, MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA - UECE / UNICAMP


Apresentação/Introdução
Competência em promoção da saúde do adolescente é um conjunto articulado de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a práticas efetivas, eficientes, com qualidade e adequadas a realidade dos adolescentes, capazes de emponderá-los para melhores escolhas em saúde, assegurando sua participação e preservando sua autonomia. Demonstra, assim, sua relevância na redução de iniquidades em saúde.

Objetivos
Investigar a associação dos níveis de competências em promoção da saúde do adolescente de discentes da área de saúde e suas características sociodemográficas.

Metodologia
Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado no primeiro semestre de 2020, junto a discentes da área de saúde. Para a coleta de dados utilizou-se a Matriz de competências essenciais em promoção da saúde, adaptada para saúde do adolescente. O instrumento de coleta de dados foi complementado com questões sociodemográficas, no Google forms. O convite aos participantes foi realizado via redes sociais e a partir de então por técnica snowball. Participaram 265 discentes da área de saúde. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e inferencial no software Statistical Package for the Social Sciences, versão 20. O estudo foi aprovado conforme parecer ético nº 4.205.242.

Resultados
Participaram discentes dos níveis de graduação, residência, mestrado e doutorado, de 16 estados brasileiros. Os discentes foram classificados em níveis crescentes de competência: iniciado, iniciado avançado, competente, proficiente e especialista. Por meio do teste de qui-quadrado de independência, identificou-se uma associação significativa entre o nível de competência e a faixa etária (p<0,001) e a modalidade de ensino de seu curso (p<0,05). Análises dos resíduos padronizados ajustados demonstraram que a faixa etária 17 anos associou-se ao nível competente e que os níveis competente e proficiente estão associados ao ensino regular com disciplinas à distância.

Conclusões/Considerações
O fomento ao desenvolvimento de competências em promoção da saúde agrega à superação de lacunas na efetivação da promoção da saúde. Tratando de seu desenvolvimento na formação em saúde e voltada à saúde do adolescente, é relevante considerar processos formativos participativos, que contemplem metodologias ativas e problematizadoras e desenvolvidos com base na aprendizagem significativa, considerando as particularidades singulares dos discentes.