Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

39479 - CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO NORTEADOR DO CONSULTÓRIO NA RUA EM CAMAÇARI: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
BIANCA LÍGIA CAVALCANTE DOS SANTOS MATOS - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA, PRISCILA ARAUJO ROCHA - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA, ANA IARA CARNEIRO SANTANA - CONSULTÓRIO NA RUA PREFEITURA DE CAMAÇARI, ROSÂNGELA BARBOSA RIBEIRO - CONSULTÓRIO NA RUA PREFEITURA DE CAMAÇARI


Período de Realização
A experiência se deu entre julho e setembro de 2021

Objeto da experiência
Processo de construção do documento norteador do Consultório na Rua (CnaR) do município de Camaçari.

Objetivos
Relatar a experiência de uma enfermeira residente na construção do documento norteador do Consultório na Rua, do município de Camaçari.

Metodologia
Tratou-se de um relato de experiência com abordagem descritiva de uma enfermeira residente da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), durante o estágio eletivo no CnaR no município de Camaçari, Bahia. O estudo ocorreu no período entre julho e setembro de 2021 no CnaR, onde foi sistematizado e construído o documento norteador do Consultório.

Resultados
No processo de construção do documento norteador, foram realizadas ações de observação da rotina de trabalho, discussão com a coordenação técnica e com a colaboração das demais profissionais da equipe, além do levantamento da história pregressa sobre o início do projeto e o que levou a implantação do programa no município, levantamento de dados e perfil dos pacientes cadastrados e das principais necessidades do consultório.

Análise Crítica
De todos os agravos à saúde observados nesse período de eletivo no consultório, a dependência ao álcool prevaleceu, o que implica a tese de que trabalhar com a saúde do povo em situação de rua é atuar diretamente com as questões relativas ao uso abusivo desta substância e também de outras drogas.

Conclusões e/ou Recomendações
Considerou-se uma importante vivência acadêmica durante o processo de formação em especialista em Saúde da Família. A oportunidade de elaborar algo que irá se perpetuar na assistência à população em situação de rua do município de forma significativa norteando os profissionais de saúde envolvidos nesse cuidado a prestarem uma assistência de qualidade de acordo com as particularidades deste grupo foi muito gratificante.