SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
39467 - PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PRÁTICA EXTENSIONISTA NO ÂMBITO PRISIONAL ANNA CAROLINA FERREIRA DO NASCIMENTO OLIVEIRA - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, CAMILA MENEZES SABINO DE CASTRO - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS
Período de Realização A atividade de extensão ocorreu no período de 11/02/2022 a 27/05/2022.
Objeto da experiência Adolescentes infratoras e socioeducadores de uma instituição socioeducativa, localizada no município de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Objetivos Desenvolver ações de promoção e educação em saúde no âmbito do sistema prisional, com o intuito de conscientizar os participantes sobre a importância da mudança de comportamentos para uma vida mais saudável, bem como agregar valores como humanização, empatia e solidariedade à educação médica.
Metodologia As ações foram desenvolvidas, quinzenalmente, na instituição socioeducativa, por acadêmicos do primeiro período de medicina de uma instituição privada do município. Foi realizada uma visita técnica para selecionar um problema de saúde relevante. Após planejamento, foram desenvolvidas atividades lúdicas e dinâmicas de narrativa. Os temas abordados foram saúde sexual e mental, sonhos e perspectiva para o futuro. A avaliação foi feita pelas experiências individuais e coletivas em rodas de conversa.
Resultados Ao longo dos encontros, observou-se maior adesão das adolescentes às atividades propostas. Segundo os socioeducadores, a presença dos acadêmicos e a realização das atividades em conjunto promoveu uma diferença positiva na dinâmica da instituição e na reflexão acerca da saúde individual e coletiva. Além disso, os acadêmicos relataram mudanças em seus conceitos sociais e a compreensão dos fatores que conectam o público-alvo à situação de vulnerabilidade, contribuindo para a futura prática médica.
Análise Crítica O envolvimento efetivo dos acadêmicos no projeto permitiu o contato com uma realidade totalmente diferenciada e que, frequentemente, é alvo de descaso e de diversos estereótipos. A supervisão da docente em conjunto ao processo criativo dos acadêmicos possibilitou a escolha de atividades viáveis, capazes de gerar as transformações esperadas, desmistificar concepções sociais errôneas, bem como proporcionar mudanças de atitude pelos acadêmicos em suas próximas atuações nos meios comunitários.
Conclusões e/ou Recomendações A importância do alinhamento das narrativas presentes na comunidade à atuação médica deve ser fortalecida pela continuidade de projetos na área da saúde coletiva, por meio da manutenção da extensão curricular e pelo incentivo a ações que busquem a inserção do acadêmico em realidades diversas. Em relação às lutas sociais no âmbito do socioeducativo, evidencia-se a necessidade de uma atuação entre múltiplos setores para obter o impacto desejado.
|