Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

39383 - APRENDIZAGENS EM ATO: VIVÊNCIAS DE ESTAGIÁRIOS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO, DURANTE O CURSO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE EPS, NA SMS SALVADOR
MANUELA MARQUES RODRIGUES DE JESUS - EBMSP- ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, MATHEUS SILVA PEDREIRA - UFBA/ ISC


Período de Realização
Ocorreu na 5ª (2021) e 6ª (2022) edição do curso de Formação de Facilitadores em EPS.

Objeto da experiência
A potencialidade do processo de aprendizagem na gestão da educação para estagiários da SMS de Salvador no Curso de Formação de Facilitadores em EPS.

Objetivos
Analisar o processo de aprendizagem na perspectiva da Educação Permanente em Saúde a partir da vivência de estagiários de graduação na gestão da educação de Salvador no Curso de Formação de Educação Permanente em Saúde (CFEPS).

Metodologia
O curso contém uma carga horária de 72h entre atividades assíncronas e síncronas, no formato virtual. Na 5ª edição realizamos observação e apoio, acompanhando o planejamento do curso, na construção do Termo de Referência(TR 's), auxílio nas atividades organizacionais e avaliação do curso. Na 6ª edição exercemos o papel de facilitadores, assumindo a condução das oficinas de trabalho. A análise foi construída nos momentos de supervisão de equipe e através da construção do portfólio individual.


Resultados
Por ser uma atividade relacionada ao estágio que propõe o desenvolvimento de habilidades e conteúdos teóricos-práticos, construímos reflexões sobre nosso processo de ensino e aprendizagem.Desenvolvendo habilidades de planejamento educacional, escuta qualificada, condução de um grupo e avaliação. Além disso, reconhecemos a importância para nosso processo formativo a experiência teórica e prática a partir do compartilhamento e interação com uma diversidade de profissionais do SUS municipal.

Análise Crítica
A gestão da Educação do SUS municipal de Salvador constitui como espaço fertil para desenvolver o senso crítico, a criatividade e autonomia. Elementos direcionadores da EPS como processos construídos centrados no sujeito, a reflexão sobre os processos e vínculos formados a partir de afeto e cuidado. Esses elementos favorecem uma potencialização do processo formativo, desenvolvimento dos sujeitos, fortalecimento e engajamento do SUS.

Conclusões e/ou Recomendações
Concluímos que a vivência de estágio no SUS que tenham os fundamentos da EPS como direcionador são transformadores para o desenvolvimento de conhecimento,habilidades e atitudes possibilitando a formação de futuros profissionais de saúde. A experiência de estágio no SUS possibilita a ressignificação dos processos de trabalho em saúde e o compromisso social, provocando mobilizações e mudanças a partir da troca de vivências.