SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
39341 - CAPACITAÇÃO PARA O RASTREIO DE ABUSO DE ÁLCOOL NO TERRITÓRIO DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE PARNAMIRIM - RN: RELATO DE EXPERIÊNCIA ANA RUTH BARBOSA DE SOUSA - UFRN, JOYCE EUNICE FREITAS SANTOS - UFRN, MICAELA BARROS SILVA - UFRN, GLAUBER VICTOR CABRAL DE MORAIS - SMS PARNAMIRIM - RN, UBIRANI TAVARES DA SILVA - SMS PARNAMIRIM - RN, JACKSON JHONATAN VIEIRA DO NASCIMENTO - SMS DE PARNAMIRIM- RN, BÁRBARA SUELLEN FONSECA BRAGA - UFRN, JOSÉ ADAILTON DA SILVA - UFRN, RAFAEL RODOLFO TOMAZ DE LIMA - UFRN
Período de Realização Abril de 2022.
Objeto da experiência A falta de informação sobre a situação do abuso de álcool no território da Unidade de Saúde Mário Medeiros, localizada no município de Parnamirim-RN.
Objetivos Esse relato tem como objetivo apresentar a experiência da capacitação da equipe de saúde para o rastreio do abuso de álcool na população adscrita no território, a partir da atuação do Internato em Saúde Coletiva do curso de Medicina da UFRN.
Metodologia Foi necessário estabelecer uma ferramenta para rastreio e capacitar a equipe para o uso. A ferramenta utilizada foi o questionário Cut-down, Annoyed, Guilty e Eye-opener (CAGE). O mesmo foi adaptado para a língua portuguesa, traduzindo as perguntas e buscando palavras-chave para a construção de um acrônimo. Assim, foi obtido o questionário “DICA” (Diminuir, Irritado, Culpado e Acordar). Foi apresentado aos profissionais da equipe, buscando sugestões e viabilidade da aplicação da ferramenta.
Resultados A discussão da ferramenta com a equipe proporcionou uma visão multidisciplinar sobre o transtorno por abuso de álcool e suas repercussões no âmbito individual, familiar e social. Foi proposto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a aplicação do questionário durante as visitas domiciliares. Assim como a criação de uma planilha com os dados dos pacientes que obtiveram screening positivo para que a equipe tenha acesso às informações e atente para o cuidado necessário ao paciente e sua família.
Análise Crítica O questionário adaptado DICA teve excelente aceitação por parte da equipe, sobretudo dos Agentes Comunitários de Saúde, que atestaram a viabilidade e contribuíram com a ideia de aplicar durante a atualização do cadastro individual da população adscrita.O questionário adaptado DICA teve excelente aceitação por parte da equipe, sobretudo dos Agentes Comunitários de Saúde, que atestaram a viabilidade e contribuíram com a ideia de aplicar durante a atualização do cadastro individual da população adscrita.
Conclusões e/ou Recomendações Percebe-se que a ausência de dados fidedignos em relação ao transtorno por abuso de álcool interfere no cuidado prestado pela equipe de saúde, apontando para a necessidade de uma ferramenta para esse rastreio. A adaptação do questionário DICA é um primeiro passo para a mudança na forma como a equipe lida com esses casos. Assim, é necessária educação continuada dos profissionais para que consigam fornecer a atenção adequada a esses usuários.
|