SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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39271 - DESAFIOS DA INSERÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA NA UPA PORTE III NO MUNICÍPIO DO SALVADOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. PAULO HENRIQUE CAMPOS DE ANDRADE - UNEB, THADEU BORGES SOUZA SANTOS - UNEB, SIMONE LIMA VIEIRA - UNEB
Período de Realização A experiência foi vivenciada entre os meses de maio e dezembro de 2020.
Objeto da experiência As dificuldades enfrentadas pelo cirurgião dentista em sua inserção na equipe da UPA de porte III.
Objetivos Teve por objetivo refletir sobre o processo de trabalho em saúde do cirurgião dentista frente as demandas profissionais da vivencia assistencial em uma Unidade de Pronto Atendimento da capital Salvador Bahia.
Metodologia Trate-se de um estudo do tipo relato de experiência, descritivo-analítico à luz do processo de trabalho em saúde, a partir da vivencia assistencial de cirurgião dentista em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), toma-se como lócus uma UPA de porte III, situada no Distrito Sanitário de Itapuã, do município Salvador, Bahia. O relato da vivencia se fundamenta no relato do processo de trabalho e compreensão das necessidades de processos de fortalecimento da educação permanente em saúde.
Resultados As dificuldades enfrentadas foram as lacunas na formação profissional para o atendimento das urgências; a falta de treinamento prévio e de educação permanente; sobrecarga de trabalho devido a unidade absorver a demanda de uma população sem cobertura na atenção básica; falta de uma efetivação da Política de Humanização e do trabalho em equipe no serviço; a necessidade de uma melhor disponibilidade de recursos e condições técnicas de trabalho, além da falta de uma coordenação para o serviço.
Análise Crítica A formação inicial dos dentistas é generalista, na qual as especificidades, como as urgências, não são aprofundadas. A inexistência de um protocolo de atendimento permite que cada profissional adote uma conduta diferente. A falta de uma coordenação, faz com que o serviço funcione de forma marginal em relação ao das Unidades Básicas. Não é ofertado treinamento prévio, cursos de capacitação ou reciclagem profissional. A carga horária no regime de escalas dificulta o entrosamento da equipe.
Conclusões e/ou Recomendações Apesar dos problemas encontrados a experiência foi positiva. As dificuldades enfrentadas possibilitaram o desenvolvimento de autonomia e estimularam a busca por capacitação profissional. Conclui-se que deve haver melhorias na organização do serviço, com incentivo de educação continuada, investimento em materiais e equipamentos adequados para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade tanto aos usuários quanto aos profissionais de saúde.
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