SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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39187 - ESTRUTURA CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PROMOVIDAS PELOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO GUILHERME OLIVEIRA DE LIMA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), RAQUEL HANAYO YAGI VIEIRA - FACULDADE DE ENFERMAGEM, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), LUIZA MUTSCHELE SENA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), ANA CAROLINA CORREA DOS SANTOS - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), VICTORIA ALMEIDA GUERRA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), CARINNE MAGNAGO - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
Apresentação/Introdução A atuação do nutricionista é fundamental para as áreas do conhecimento e níveis de atenção à saúde em que a alimentação e nutrição sejam fundamentais para a prevenção de doenças e para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. A formação profissional deve colaborar para o desenvolvimento de competências compatíveis com as necessidades da população e os pressupostos do Sistema Único de Saúde.
Objetivos Objetivos (250)
Descrever e analisar a estrutura curricular e as competências profissionais promovidas pelos cursos de graduação em nutrição no Brasil.
Metodologia Estudo descritivo e transversal, desenvolvido com dados de pesquisa de campo de abrangência nacional realizada entre 2015 e 2017. Os dados foram coletados por entrevistas realizadas por telefone, a partir de um questionário composto por perguntas relacionadas ao perfil do entrevistado, caracterização dos alunos, docentes, estrutura curricular e competências trabalhadas durante a formação. Os entrevistados foram 76 coordenadores de cursos de graduação em nutrição. Os dados foram tabulados e tratados estatisticamente no SPSS. Foram empregadas análises descritivas, com cálculo de frequências, percentuais e média ponderada. O projeto do estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa.
Resultados Os cursos ofertavam, em média, 131 vagas por ano, das quais 80% eram preenchidas. Estruturavam-se por disciplinas e a formação enfatizava principalmente a atenção hospitalar e a especializada. Unidades básicas, empresas, hospitais e escolas eram campos de estágio para mais de 95% dos cursos, enquanto dispositivos de atenção psicossocial eram utilizados por menos de 40%. Mais de 85% dos cursos preparam totalmente os alunos para realizar ações de educação e promoção da saúde, avaliação nutricional de diferentes segmentos populacionais (exceto pacientes psiquiátricos), solicitar e interpretar exames laboratoriais, prescrever suplementos e complementos alimentares e gerir unidades nutricionais.
Conclusões/Considerações Consideradas as competências, os cursos de nutrição se adequam às Diretrizes Curriculares, visto que promovem o desenvolvimento de competências generalistas e especializadas, que preparariam os alunos para atuar nos diferentes níveis de atenção. Contudo, a estruturação disciplinar dos cursos e a ênfase na atenção hospitalar sugerem a existência de práticas pedagógicas fragmentadas e distantes das principais necessidades de saúde da população.
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