SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
39073 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA LAÍS REGINA DE SOUSA SAMPAIO - FESP/ULBRA, SUYANNE SILOTI LUCAS CORRÊA - FESP/ULBRA, ANA PAULA AMORIM DA COSTA - FESP/ULBRA, ROSANY LOPES MARTINS - FESP/ULBRA, THAINA MONTEIRO REPKER - FESP/ULBRA, NABIA SOUZA GOMES - FESP/
Período de Realização Março de 2021 a Março de 2022.
Objeto da experiência Profissionais de enfermagem, participantes do programa de Residência multiprofissional em saúde coletiva, na cidade de Palmas-TO
Objetivos Descrever a importância do profissional enfermeiro na Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
Metodologia Trata-se de um relato de experiência de duas enfermeiras do programa de Residência multiprofissional em Saúde Coletiva FESP/ULBRA. Que atuavam nos cenários de Vigilância em Saúde. Onde realizavam atividades de Planejamento, organização, fiscalização, monitoramento e ações de intervenção nos serviços relacionados à saúde na cidade de Palmas-TO. Cada profissional estava alocado em um cenário de prática diferenciado, o que possibilita a integração intersetorial na vigilância em saúde.
Resultados O enfermeiro na saúde coletiva, desenvolve atividades de base na gestão do cuidado, atuando de forma a planejar, organizar e avaliar os serviços tanto no nível assistencial, como a nível de coordenação de cuidados. Tivemos a possibilidade de conhecer o território em saúde, seus indicadores, construir propostas de promoção e intervenção, bem como pôr em prática instrumentos facilitadores de gestão que aprendemos nas tutorias.
Análise Crítica A inserção nos cenários de prática vivenciada nos permite a construção do saber de analisar e investigar fatores condicionantes e disparadores a saúde, para que possamos aplicar as políticas de saúde já existentes e propor por meio da gestão propostas que serão eficazes de acordo com a necessidade da população, bem como desenvolver senso crítico para analisar e buscar soluções para situações vivenciadas.
Conclusões e/ou Recomendações Percebe-se que é fundamental o profissional enfermeiro está incorporado na Residência em Saúde Coletiva, visto que sua especificidade é cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou na comunidade, o mesmo vivencia todos os níveis de atenção à saúde de forma crítica e reflexiva, se capacitando para melhora na qualidade de vida da coletividade e para transformação do modelo de atenção.
|