SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
38912 - O CONHECIMENTO TEÓRICO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM, E A SUA APLICAÇÃO NA CONSULTA DE ENFERMAGEM: A VISÃO DOS PRECEPTORES BRUNA LOPES SALDANHA - SMS/RJ, ELAINE SOARES EMILIANO - SMS/RJ, MARIA APARECIDA GONZAGA RIBEIRO - SMS/RJ, MATHEUS DE ABREU MENEZES SILVA - SMS/RJ, VIVIAN NOGUEIRA GENTIL - SMS/RJ
Período de Realização O período dessa experiência ocorreu no período de março a maio de 2022.
Objeto da experiência Relato de experiência dos preceptores de enfermagem sobre o conhecimento teórico dos graduandos, e a sua aplicação na consulta de enfermagem.
Objetivos Identificar através do relato de experiência do preceptor enfermeiro, o conhecimento teórico dos graduandos de enfermagem, e a sua aplicação na consulta de enfermagem no campo da atenção básica de saúde.
Metodologia Alunos de enfermagem de uma instituição particular do Rio de Janeiro, realizam durante o nono período da graduação, o estágio curricular na atenção básica. Durante o estágio, os alunos são divididos em grupos, e vivenciam um período de cinco semanas em cada unidade de saúde, totalizando assim, a vivência em três unidades diferentes. Essa experiência, é baseada no relato dos preceptores de enfermagem de uma clínica da família localizada na zona norte do município do Rio de Janeiro.
Resultados Durante as consultas de enfermagem, os preceptores enfermeiros observaram que os discentes da graduação de enfermagem apresentam dificuldade na aplicação da teoria na prática por falta de conhecimento teórico, isso foi observado nas consultas de puericultura, hipertensão, diabetes, tuberculose, saúde da mulher, e pré-natal. Ademais, o conhecimento sobre a sistematização da assistência de enfermagem também foi um assunto em que os mesmos não apresentavam domínio teórico para aplicação na prática.
Análise Crítica Durante a prática dos discentes, observou-se nas consultas de enfermagem no que diz respeito as linhas de cuidado, a falta de conhecimento teórico para aplicação na prática. Parte da falta do conhecimento teórico, pode ter sido influenciado pelo período da pandemia da covid-19, onde as aulas teóricas foram de forma remota o que gerou grande desinteresse dos alunos, fato que foi exposto pelos mesmos durante a realização do feedback individual no final do período de estágio.
Conclusões e/ou Recomendações A pandemia da covid-19 pode ter influenciado na escassez de conhecimento teórico dos discentes, visto que durante esse período, as aulas teóricas ocorreram de forma remota, o que gerou grande desinteresse. É necessário que os docentes durante o ensino-aprendizagem das disciplinas teóricas, busquem métodos que atraíam a atenção dos alunos, mesmo que seja à distância.
|