SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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38896 - A PARTICIPAÇÃO DE EGRESSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PROGRAMAS DE MESTRADO EM SAÚDE COLETIVA/SAÚDE PÚBLICA NO SUL DO BRASIL ENTRE 2010 E 2019. JOAMARA DE OLIVEIRA PIMENTEL - UEL, MATHIAS ROBERTO LOCH - UEL
Apresentação/Introdução Nos últimos anos, políticas como as residências multiprofissionais, a Política Nacional de Promoção da Saúde, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, dentre outras, possibilitaram a inserção do profissional de educação física na saúde pública. Com isso, a pós-graduação em saúde coletiva também passou a ser uma possibilidade aos profissionais de educação física.
Objetivos O objetivo desta pesquisa foi verificar a participação de egressos da Educação Física em programas de mestrado acadêmico em Saúde Coletiva/Saúde Pública em universidades da região sul do Brasil no período de 2010 a 2019.
Metodologia Foram identificados 5 programas de mestrado acadêmico com o nome Saúde Coletiva (Universidade Estadual de Londrina-UEL, Universidade Federal do Paraná-UFPR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS) e 1 com o nome Saúde Pública (Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG). Nos sites das universidades identificaram-se as dissertações defendidas entre 2010 e 2019 e no currículo Lattes dos egressos a formação inicial. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva: análise de frequência, do percentual e análise por quinquênio, sendo o primeiro 2010-2014 e o segundo 2015-2019.
Resultados De 641 egressos encontrados não foram localizados o currículo Lattes de 7, então a amostra desta pesquisa foi 634. Destes, 6,8% (n=43) tinham formação inicial em educação física. A análise por quinquênio constatou aumento da participação da educação física nos programas, no primeiro quinquênio a proporção de dissertações defendidas por egressos da educação física foi de 4,6% e no segundo 8,1%. Sobre número e percentual de egressos desta profissão em cada universidade os resultados foram: 17 na UFRGS (11,3%), 11 na UFSC (6,1%), 7 na UNISINOS (5,1%), 4 na FURG (10%), 2 na UEL (2,6%) e 2 na UFPR (3,8%), sendo que a educação física ficou entre os cinco cursos mais frequentes na UFGRS e na FURG.
Conclusões/Considerações A participação de egressos da educação física nos programas de mestrados em Saúde Coletiva/Saúde Pública analisados quase dobrou, considerando a proporção de egressos no primeiro e no segundo quinquênio, mostrando que as políticas de inserção da educação física na saúde pública reverberaram na busca pela pós-graduação na área de Saúde Coletiva e que estes profissionais estão cada vez mais colaborando para a construção do conhecimento nessa área.
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