SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
38890 - ATUALIZAÇÃO PÓS TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO NA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS JOÃO ANDRÉ TAVARES ÁLVARES DA SILVA - ESP-MG, FABIANA GONÇALVES SANTOS COSTA - ESP-MG, ROSE FERRAZ CARMO - ESP-MG
Período de Realização Experiência em andamento com início em novembro de 2021 com previsão de encerramento em junho de 2022.
Objeto da experiência Curso de Atualização pós-técnica em Enfermagem em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) na modalidade remota e síncrona.
Objetivos Qualificar técnicas/os de enfermagem para e atuação no cuidado às doenças crônicas não transmissíveis.
Discutir intervenções e novas tecnologias no cuidado de enfermagem com vista à promoção do cuidado integral e humanizado em enfermagem.
Metodologia Trata-se de atualização profissional para técnicos de enfermagem inseridos no Sistema Único de Saúde em todos os níveis de atenção, com carga horária de 180 horas divididas em 3 módulos. O projeto pedagógico se fundamenta na formação em serviço, metodologia problematizadora, aprendizagem significativa e currículo integrado. As aulas acontecem três vezes por semana no período noturno. Sob orientação docente, os alunos elaboram um portfólio reflexivo a ser apresentado como trabalho final do curso.
Resultados O curso conta com 20 técnicos de enfermagem de 7 municípios mineiros, foram ofertadas 40 vagas. O primeiro dos três módulos foi avaliado pela totalidade dos alunos como “ótimo” ou “bom”, quanto aos recursos didáticos, relação do conteúdo com a prática, importância das aulas para reflexão sobre a prática, coerência entre as atividades avaliativas e o conteúdo abordado. Os itens avaliados como “regular” foram carga horária (1 resposta) e a ferramenta on-line para registro de presença (1 resposta).
Análise Crítica Os desafios dessa oferta incluíram aqueles comuns aos cursos técnicos e também o perfil e a manutenção da assiduidade de alunos trabalhadores; o horário noturno; a oferta de 180 horas de formação remota. O curso foi elaborado para oferta presencial e readaptado para formato remoto devido a pandemia de COVID-19. Abordagens pedagógicas precisaram ser adaptadas, ressignificadas e incorporadas ao curso. Destacamos o referencial pedagógico adotado na ESP-MG foi um facilitador desse processo.
Conclusões e/ou Recomendações A principal contribuição do curso consiste na possibilidade da formação do técnico de enfermagem voltada para reflexão crítica sobre o cotidiano de trabalho, de forma a ressignificar sua atuação e fomentar mudanças nas práticas de cuidado a saúde, reforçando dessa forma seu papel social junto aos usuários com DCNT. A manutenção de ofertas de cursos para esse público constitui um desafio a ser enfrentado.
|