SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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38854 - A CONSTRUÇÃO DE PAZ NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NUMA UNIVERSIDADE DA COLÔMBIA GREY YULIET CEBALLOS GARCÍA - EAFIT, DORIS ELENA OSPINA MUñOZ - UNIVERSIDAD DE ANTIOQUIA
Período de Realização Do segundo semestre de 2016 ate abril 2022
Objeto da experiência Refletir sobre o papel do professional de enfermagem na construção de paz na Colômbia como sujeito politico e professionais.
Objetivos Conhecer uma experiencia de sensibilização e formação em enfermagem sobre a cultura e construção de paz na Colômbia, para identificar e potenciar os espaços que podem oferecer a universidade e facilitar o estabelecimento de compromissos dos futuros professionais
Metodologia Metodologia participativa y crítica, os estudantes, pesquisam, selecionam e apresentam informação, sobre a concepção da paz como um direito humano, os alcances e desafios da negociação pacífica de conflitos; reconhecendo nossa história de mais de 60 anos de guerra e o Acordo de Paz entre o Gobierno Nacional e as FARC EP; na perspectiva dos aportes da enfermagem ao desenvolvimento e logros de metas na construção de paz, em modalidade presencial e virtual durante a pandemia.
Resultados Nos primeiros anos da experiencia tínhamos maior polarização e apatia, agora encontramos maior sensibilidade no reconhecimento da verdade e não repetição. Motivar os estudantes implica conscientiza-los sobre a articulação entre cidadania e exercício professional. Se evidenciam dificuldades associadas a: falta de formação politica; bajo domínio em ciências sociais e saúde coletiva; escassa visualização da enfermagem fora do âmbito clinico e baixo reconhecimento de outros roles profissionais.
Análise Crítica A abordagem de esta temática na formação dos professionais das áreas da saúde é central, não só pelo dever normativo no contexto colombiano, mas fundamentalmente pelo imperativo ético-politico, no cuidado dos indivíduos e coletivos.
Conclusões e/ou Recomendações Uma população nascida em guerra, normaliza a violência como parte de sua vida cotidiana, tem dificuldades de reconhecer-se como vitima do conflito e principalmente de pensar seu papel como cidadão e professional na construção de paz. Os estudantes reconhecem a pertinência do tema na sua formação e se compreendem e descrevem algumas possibilidades de atuação desde a gestão, educação, atenção e investigação, no nível individual e coletivo.
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