Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

38831 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS.
GEYSE CLEA SILVA DE MIRANDA - UFBA, CARMEN FONTES DE SOUZA TEIXEIRA - UFBA, NAOMAR MONTEIRO DE ALMEIDA FILHO - UFBA


Apresentação/Introdução
As diretrizes curriculares nacionais para os cursos de medicina apontam para uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que capacite os egressos a atuar na promoção, prevenção, assistência e reabilitação, visando a integralidade da atenção. Nesse sentido, destacam a relevância do ensino da Saúde Coletiva, cabendo investigar como os cursos estão implementando tais recomendações.

Objetivos
Analisar as características e a contribuição do ensino teórico e prático da Saúde Coletiva para o desenvolvimento do perfil profissional dos médicos formados em escolas selecionadas do Estado da Bahia.

Metodologia
Estudo de casos múltiplos fundamentado na análise dos projetos pedagógicos de cinco cursos de graduação em medicina, selecionados dentre os quinze cursos médicos em atividade no Estado da Bahia e em entrevistas a docentes que ministram componentes curriculares de Saúde Coletiva nesses cursos, visando apreender o desenho curricular dos cursos e a forma de inserção de conteúdos de Epidemiologia, Política, Planejamento e Gestão e Ciências sociais em saúde no currículo, e também compreender a percepção dos docentes acerca do papel que o ensino destes componentes curriculares desempenha no processo de formação dos médicos, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014.

Resultados
A análise preliminar dos projetos pedagógicos dos seis cursos selecionados demonstrou que os conteúdos curriculares teóricos e práticos da Saúde Coletiva estão contemplados na estrutura curricular dos cursos, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais, porém de forma fragmentada e ocupando uma pequena proporção da carga horária, quando comparados aos conteúdos clínicos. Entre os conteúdos teóricos que integram o eixo disciplinar da Saúde Coletiva predominam Epidemiologia e Política de saúde, com pouco destaque para Ciências Sociais em Saúde. Em relação aos conteúdos correlatos à Saúde Coletiva destaca-se a inserção dos estudantes em práticas de atenção primária à saúde.

Conclusões/Considerações
O currículo e o processo de ensino no âmbito da escola médica expressam as relações de poder, tensões e conflitos que atravessam o campo da saúde, com hegemonia do modelo biomédico, assistencial e hospitalocêntrico o que se reflete na participação subalterna dos conteúdos e práticas de Saúde Coletiva na formação e no perfil dos egressos, com pequenas variações nos diversos cursos estudados.