SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
38787 - A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO USO DA SÉRIE UNIDADE BÁSICA COMO RECURSO EDUCACIONAL LARISSA CRISTINE FRANCO GERALDO - UFPR, DOUGLAS THAYNÃ VIEIRA DE SOUZA - UFPR, DEIVISSON VIANNA DANTAS DOS SANTOS - UFPR, ISABELA NAVES CONCIANI - UFPR, FLÁVIA EDUARDA ROCHA - UFPR, MARIA JÚLIA MASCARENHAS - UFPR, TAYNA CAROLINE HARTMAN - UFPR, PEDRO LUÍS BELONI FERREIRA - UFPR, HELENA LEMOS PETTA - CO-ORIENTADORA NO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UFPR, SABRINA STEFANELLO - UFPR
Apresentação/Introdução Em tempos nos quais se tem acesso às mais diversas formas de entretenimento, o campo da comunicação tornou-se solo fértil para se construir de maneira crítica as novas práticas de cuidado em saúde. Para tanto, é importante discutir não somente o papel da mídia, os modelos de atenção vigentes nas representações televisivas, mas também como os profissionais da saúde se relacionam com estes modelos.
Objetivos Analisar as experiências e percepções docentes com o uso da série Unidade Básica (UB) no ensino em saúde; identificar as possíveis potencialidades e limitações na percepção dos docentes com a utilização da série UB no ensino em saúde.
Metodologia Tratou-se de pesquisa qualitativa com 24 participantes que foram selecionados intencionalmente, pois faziam parte de um grupo de pessoas em uma rede social e que se uniram para compartilhamento e troca de saberes sobre a utilização da série UB como instrumento educacional. A coleta de dados foi feita com entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma virtual, registradas em áudio e vídeo e as falas foram transcritas integralmente. As transcrições foram lidas diversas vezes para se identificar os núcleos argumentais e temáticas, construindo-se uma grade de análise, tendo como referencial a hermenêutica gadameriana.
Resultados Os entrevistados discorreram sobre a qualidade do material, ressaltando as semelhanças com a realidade, evidenciando-se um bom retrato das vivências no cenário da atenção básica à saúde. Nos relatos a série foi descrita como um recurso que possibilita uma aproximação de aspectos teóricos à prática, especialmente na pandemia. O fator artístico e a dramatização foram entendidos como inerentes ao gênero, favorecendo o engajamento de diferentes públicos, ao mesmo tempo em que são criticadas certas posturas dos profissionais representados, permitindo tal problematização no ensino. Surgiram alertas para a necessidade de aprofundamento das discussões e conceitos a partir do uso da série no ensino.
Conclusões/Considerações Ter uma série que represente o que acontece nas unidades básicas de saúde foi reconhecida como importante à docência, potencializada com a pandemia, servindo para se discutir conceitos da saúde coletiva e do cuidado na atenção primária à saúde de modo lúdico. Avançando no uso de metodologias ativas, com destaque ao importante papel do mediador para provocar aprofundamento teórico, indicar caminhos e correlacionar com suas vivências de trabalho.
|