Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

38780 - FORMAÇÃO DE SANITARISTAS: UM OLHAR SOBRE AS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
LUIZA MUTSCHELE SENA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, GUILHERME OLIVEIRA DE LIMA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, VICTORIA ALMEIDA GUERRA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, RAQUEL HANAYO YAGI VIEIRA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ANA CAROLINA CORREA DOS SANTOS - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, CARINNE MAGNAGO - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


Apresentação/Introdução
Os cursos de graduação em Saúde Coletiva tornaram-se realidade a partir de 2008, sem que houvesse um marco orientador que alinhasse a formação do bacharel. Hipotetizamos que a oferta de cursos esteja em expansão e que os cursos apresentem estruturas curriculares diferenciadas, que podem não corresponder às demandas das diretivas das Diretrizes Curriculares Nacionais recentemente elaboradas.

Objetivos
Mapear e caracterizar o número de cursos de graduação em Saúde Coletiva, e identificar as diferenças e similaridades de suas estruturas curriculares, analisando-os na perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área.

Metodologia
Estudo exploratório e descritivo, com delineamento de pesquisa documental e abrangência nacional. Os objetos de interesse foram as matrizes curriculares dos cursos de graduação em Saúde Coletiva ativos em 2022, conforme busca realizada no e-MEC. Estes documentos foram recuperados nos sítios eletrônicos das instituições de ensino e tratados descritivamente quanto ao seu conteúdo, a partir da técnica de análise documental, buscando-se identificar as diferenças e similaridades entre eles, bem como os elementos que se aproximam ou se distanciam das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área.

Resultados
Foram encontrados 46 cursos cadastrados no e-Mec, inclusos os de foco mais restritivo à gestão de serviços de saúde, gestão ambiental e vigilância, e os 18 ofertados pela Estadual do Amazonas. Do total, cinco cursos são ofertados na modalidade EaD (tecnólogo) e seis são de natureza privada. A carga horária dos cursos varia entre 1.936 a 3.840 horas e o número de semestres de 4 a 9. As grades são, em geral, disciplinares, com ênfase em conteúdos relativos ao eixo “Política, Planejamento e Gestão”, ao passo que o eixo “Humanidades na Saúde” tem carga horária reduzida. A maior parte dos cursos apresenta disciplinas integradoras. Observa-se currículos direcionados para a formação de gestores.

Conclusões/Considerações
Os currículos se aproximam das orientações das Diretrizes Curriculares, as quais apregoam uma formação generalista, interdisciplinar e multifuncional, mas com ênfase no desenvolvimento de competências de gestão em saúde, que formem bacharéis preparados para atuar no setor público-estatal e no mercado de trabalho privado, e lidar com as diferentes configurações de publicização e terceirização, e com as relações estabelecidas entre essas esferas.