Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

38764 - PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE O ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
RACHEL BRINCO DE SOUZA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VALENÇA, TANIA FRANÇA - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CARINNE MAGNAGO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


Apresentação/Introdução
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde visa reorientar a formação profissional a partir da inserção de estudantes nos serviços de saúde. Pensar no trabalho em equipe, no protagonismo dos integrantes, na construção das atividades do programa e na ampliação do olhar crítico sobre a realidade social e o trabalho em saúde é instigante para a formação e qualificação do sistema de saúde.

Objetivos
Este estudo objetivou analisar o desenvolvimento da edição PET-Saúde/Interprofissionalidade na perspectiva dos elementos teóricos-metodológicos da educação interprofissional (EIP) e das práticas colaborativas.

Metodologia
Trata-se de estudo de caso qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido no estado do Rio de Janeiro. A população de interesse foi composta por integrantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade, cujos projetos fossem desenvolvidos por instituições de ensino também participantes da edição anterior PET-Saúde/GraduaSUS. Atenderam a esse critério cinco projetos, totalizando 32 integrantes. Os dados foram coletados em 2020, por meio de entrevista aberta individual, realizada em plataforma de webconferência, em razão das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19. As entrevistas foram gravadas, mediante consentimento, transcritas e tratadas por análise de conteúdo.


Resultados
Constatou-se que a edição deflagrou experiências assertivas a partir da aplicação dos pressupostos da EIP e das práticas colaborativas, resultando na indução de reformas curriculares e criação de disciplinas interprofissionais; porém, ainda não representa uma política incorporada pelas instituições de ensino. Dificultaram o desenvolvimento dos projetos, barreiras profissionais, culturais, políticas e estruturais. Em função da pandemia, os atores precisaram replanejar suas ações adaptando às tecnologias digitais. O PET-Saúde Interprofissionalidade corresponde uma prática educacional inovadora que se configurou num salto qualitativo na incorporação de habilidades e competências colaborativas.

Conclusões/Considerações
Evidenciou-se que a edição Interprofissionalidade promoveu processos robustos de formação. O PET-Saúde é, seguramente, uma estratégia potente para incitar novos movimentos dialógicos e de integração entre instituições, entre disciplinas e profissões, entre teoria e prática e, o mais importante, entre diferentes atores, que cotidianamente produzem cuidado e sem os quais não há mudança possível.