SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
38689 - PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ALICE WERNECK MASSOTE - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ANA CLÁUDIA PEREIRA DOS SANTOS - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, ANDREZA MARCELINO CAMPOS FERREIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, FABIANA GONÇALVES SANTOS COSTA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, JOÃO ANDRÉ TAVARES ALVARES DA SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, JOMARA APARECIDA TRANT DE MIRANDA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, LUDMILA BRITO E MELO ROCHA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ROBERTA MORIYA VAZ - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Apresentação/Introdução O curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) ofertado pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) é realizado de forma periódica, habilitando trabalhadores inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS). Adota-se a metodologia do Currículo Integrado, que tem como princípio a articulação entre teoria e prática, ensino e serviço, alternando períodos presenciais de concentração e dispersão.
Objetivos O objetivo deste trabalho foi conhecer a percepção dos docentes de concentração e dispersão sobre as metodologias de ensino e estratégias pedagógicas desenvolvidas e utilizadas nas turmas do curso TSB ofertadas no período de 2017/2019.
Metodologia Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado, auto administrado, abordando temas relacionados a metodologias de ensino e estratégias pedagógicas, com questões fechadas, de múltipla escolha, estruturadas por meio da Escala de Likert. Os instrumentos foram elaborados e respondidos por meio do software online Formulários Google. O link foi enviado por e-mail e Whatsapp para os 59 docentes de concentração e dispersão envolvidos nas turmas do TSB no período. Os dados coletados foram transcritos e codificados em banco de dados no programa Excel® 2010 e exportados para o software estatístico SPSS® 20.0 for Windows.
Resultados Compuseram a amostra 28 (47%) docentes com idade média de 45 anos. 78,6% pós-graduados, 57% atuam há mais de 10 anos no SUS e 85% mulheres. Mais de 90% dos respondentes concordaram total ou parcialmente que as metodologias de ensino e estratégias pedagógicas colaboraram para o pensamento crítico reflexivo dos alunos, por meio de: troca de saberes e de experiências, além de compreensão das atribuições do TSB. Para 96,4%, sempre/quase sempre as atividades e conteúdos podem resultar em uma prática profissional mais crítica e melhor compreensão do SUS pelos alunos. 82,1% concordam totalmente que a atividade docente lhes propiciou uma prática profissional mais crítica e melhor compreensão do SUS.
Conclusões/Considerações A maioria dos respondentes avaliou positivamente as metodologias de ensino e estratégias pedagógicas utilizadas no curso TSB. Espera-se que a contribuição dos docentes possa fornecer subsídios para intervenções a serem implementadas em ações educacionais desenvolvidas pela ESP-MG, resultando em melhorias na qualificação dos profissionais de saúde, com repercussão na qualidade dos serviços prestados ao SUS no estado de Minas Gerais.
|