SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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38640 - PROJETO VIDA ATIVA: ATUAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA NO ESTÁGIO SAÚDE NA COMUNIDADE AMANDA STEFFEN RONCADA DA SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN), AMANDA HEIDERSCHEIDT - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN), KATHLYN LEITE DA SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN), MAYANE DOS SANTOS AMORIM - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN), LUCIANO BERNARDES JÚNIOR - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN), SABRINA WEISS STIES - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN), MORGANA AMANDA VEQUI - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN)
Período de Realização O projeto ocorreu de abril a maio de 2022, sendo duas vezes por semana com duração de 90 minutos.
Objeto da experiência Grupo foi composto por 5 participantes de 30 a 50 anos, que possuíam queixas álgicas na coluna vertebral.
Objetivos Relatar a experiência da implantação do grupo “Vida ativa” com práticas de exercícios físicos e troca de saberes através da educação em saúde.
Metodologia Estudo qualitativo e descritivo. Foram selecionados pacientes de uma clínica escola do curso de Fisioterapia do sul do país. Foi realizada avaliação fisioterapêutica contendo anamnese, exame físico e testes específicos como a escala visual analógica (EVA). Os encontros contemplaram rodas de conversas, com ênfase em autocuidado e orientações gerais de postura. Em seguida foram realizados exercícios físicos (circuitos funcionais), finalizando com as práticas integrativas e complementares.
Resultados Foi possível identificar após dez encontros que os participantes tiveram diminuição do quadro álgico, bem como melhora na realização das atividades de vida diária e qualidade de vida. Através das rodas de conversas foi possível propiciar independência e autonomia aos cuidados primários à saúde.
Análise Crítica A educação em saúde realizada em roda de conversa é uma excelente ferramenta para fortalecer a autonomia, gerar reflexões, compartilhar e construir novos saberes, com foco ampliado sobre saúde, formando um elo entre prevenção e promoção. A prática de exercícios físicos promoveu mudanças de hábitos, autocontrole no gerenciamento das atividades diárias e melhora na qualidade de vida dos participantes.
Conclusões e/ou Recomendações O projeto “Vida Ativa” foi uma iniciativa dos acadêmicos do curso de Fisioterapia do estágio supervisionado em Saúde na Comunidade, que proporcionou mudanças na formação dos acadêmicos, desconstruindo e construindo saberes, aprenderam com as trocas de conhecimento oportunizadas pelas rodas de conversa com a comunidade. O projeto promoveu momentos de aprendizado coletivo, bem estar, melhora na qualidade de vida dos participantes.
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