Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

38635 - PROJETO BEM ESTAR: VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SAÚDE NA COMUNIDADE COM ATUAÇÃO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM UM GRUPO DE MULHERES
AMANDA STEFFEN RONCADA DA SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN), HELOISA DE OLIVEIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN), STEPHANY THAMIRES BRUGNERA ROMANIUK - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN), MAYANE DOS SANTOS AMORIM - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN), LUCIANO BERNARDES JÚNIOR - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN), SABRINA WEISS STIES - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN), MORGANA AMANDA VEQUI - CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS (UNIAVAN)


Período de Realização
Ocorreu de abril a maio de 2022, duas vezes na semana, totalizando 10 encontros de 90 minutos.

Objeto da experiência
Dez mulheres de 30 a 60 anos, que estavam em uma lista de espera de uma clínica municipal de fisioterapia, com queixas de dor crônica.

Objetivos
Proporcionar um espaço de saúde e bem estar, visando fortalecer a autonomia e o autocuidado.

Metodologia
Inicialmente realizou-se o acolhimento coletivo, apresentação das usuárias e do projeto. Logo, iniciaram-se as avaliações de forma individual, a fim de conhecer as especificidades de cada participante, destacando-se desmotivação e a dor em articulações específicas. Os encontros foram compostos por roda de conversa enfatizando a educação em saúde (os temas foram sugeridos pelo grupo), exercícios do método Pilates e práticas integrativas.

Resultados
Após os encontros foi evidenciado pelas participantes, mais disposição, melhora na qualidade do sono, diminuição das dores articulares e troca de conhecimentos através das rodas de conversas.

Análise Crítica
Os encontros em grupo proporcionaram momentos enriquecedores de trocas de saberes, apoio emocional e um momento de bem estar e autocuidado, fortalecendo a autonomia das participantes.

Conclusões e/ou Recomendações
O estágio em Saúde da Comunidade é fundamental, pois prepara o acadêmico a pensar nas necessidades do território, tendo uma visão ampliada do Sistema Único de Saúde. Considera-se que o atendimento em grupo na atenção primária é de grande importância, pois proporciona diversos benefícios para a saúde e bem estar das participantes, bem como, momentos de interação, troca de experiências, incentivo a prática de exercícios físicos, qualidade de vida.