Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

38586 - FORMAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SAÚDE PÚBLICA: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM LIVRO DE EXPERIÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DO SUS DE MINAS GERAIS
AMANDA NATHALE SOARES - ESP-MG, THAIS LACERDA E SILVA - ESP-MG


Período de Realização
O processo de construção coletiva do livro aconteceu entre setembro de 2019 e abril de 2021.

Objeto da experiência
Processo de construção coletiva do livro “Tecendo experiências no SUS: narrativas de profissionais da Saúde Pública de Minas Gerais".

Objetivos
Relatar as etapas do processo de construção coletiva do livro “Tecendo experiências no SUS: narrativas de profissionais da Saúde Pública de Minas Gerais", realizada junto a alunos-trabalhadores do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG).

Metodologia
A construção do livro foi realizada durante a disciplina de Metodologia Científica da Especialização em Saúde Pública da ESP-MG. Participaram as duas docentes da disciplina e os 33 alunos da turma, todos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de MG. A iniciativa do livro nasceu em um contexto de reformulação da disciplina, cuja proposta buscou ampliar as interseções entre Educação Permanente em Saúde e produção do conhecimento e dar visibilidade às experiências de trabalhadores do SUS.

Resultados
Foram realizadas 6 etapas: leitura e discussão sobre o conceito de experiência, proposto por Jorge Larrosa Bondía; identificação e discussão de experiências vividas no SUS, inspiradas na proposta do conceito; escrita individual do relato da experiência; leitura e revisão dos relatos pelos colegas e pelas docentes; oficina com os alunos inspirada na esquizoanálise, cujos sentidos e registros orientaram a produção estética e gráfica do livro; lançamento do livro em webinário realizado pela ESP-MG.

Análise Crítica
A construção do livro tornou-se dispositivo para análise coletiva de experiências vividas no trabalho em saúde, como sugere a Educação Permanente em Saúde, e deu lugar a questões debatidas na disciplina de Metodologia Científica: Quem produz conhecimento no SUS? Qual o lugar do trabalhador na produção de conhecimento? Que tipo de conhecimento é produzido no SUS? O livro abriu caminhos para os saberes produzidos no trabalho e mobilizou o lugar do trabalhador na produção de conhecimento.

Conclusões e/ou Recomendações
O processo de construção do livro, inspirado no conceito de experiência de Bondía, amparado na Educação Permanente em Saúde e mobilizado pela possibilidade de dar visibilidade a experiências de trabalhadores do SUS, permitiu que docentes e alunos experimentassem outro caminho formativo no campo da Saúde Pública, que buscou transformar modos de produção de conhecimento instituídos no meio acadêmico e valorizar saberes e práticas de trabalhadores.