SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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38501 - FORMAÇÃO DE PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA ENSP/FIOCRUZ MIRNA BARROS TEIXEIRA - ENSP/FIOCRUZ, ANA LAURA BRANSÃO - ENSP/FIOCRUZ, LIDIA OLIVEIRA - ENSP/FIOCRUZ, ALESSANDRA MATTOS - ENSP/FIOCRUZ, TAILLANY ZIMMERER - SECRETARIA MUNCIPAL SAUDE DE MESQUITA
Período de Realização A Oficina de Preceptoria aconteceu em 12 e 13 de abril e a Educação Permanente em maio de 2022
Objeto da experiência Preceptoria na Atenção Primária à Saúde no Rio de Janeiro.
Objetivos Apresentar a experiencia da formação de preceptores da Residência Multiprofissional em saúde da família da ENSP/Fiocruz. Teve como objetivo promover a qualificação da atividade de preceptoria na Atenção Primária/Estratégia Saúde da Família, desenvolvida por esta Residência Multiprofissional.
Metodologia Foi realizada uma Oficina de Preceptoria com preceptores das equipes de saúde da família, NASF-AB, apoiadores e gerentes das Clínicas da Família dos municípios do Rio de Janeiro e Mesquita. Além de reuniões de Educação Permanente bimensal para os preceptores. Essas ações promovem a indução, análise e aplicação de conceitos para a construção de competências da preceptoria com estímulo ao raciocínio crítico com base na metodologia problematizadora da relação entre trabalho e formação do residente.
Resultados A oficina contou com 27 participantes dentre preceptores de equipe, NASF-AB e gerente e facilitadoras. Discutiram sobre o conteúdo de textos, escreveram as potencialidades, desafios e estratégias da preceptoria além de construir a agenda padrão dos residentes. No espaço de Educação Permanente (EP), bimensal, são debatidos temas elencados pelos preceptores como a integração da APS e Vigilância em saúde, dentre outros. A formação permitiu a troca de vivências e conhecimentos entre os preceptores.
Análise Crítica A formação de preceptores é fundamental para o alinhamento teórico conceitual do papel do preceptor e para trabalhar com ferramentas práticas para orientação do residente nos cenários de prática como: agenda padrão, fichas de avaliação e frequência, apoio matricial, trabalho interprofissional etc. Destacamos a importância do preceptor da equipe de saúde da família saber seu papel e trabalhar articulado com o preceptor NASF para cooperação no processo de aprendizagem do residente.
Conclusões e/ou Recomendações A educação permanente de preceptores é necessária para o recebimento de residentes nas Clínicas da Família, além de encontros para EP com temas suscitados na prática da orientação. Ter um espaço de educação permanente é importante para promover integração, alinhamento entre o programa de residência e os preceptores que recebem nossos residentes. Compreendemos a gestão compartilhada de conhecimento como eixo estratégico da formação em serviço.
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